VOLTAR
  • Política

Prefeituras do ABCD param quinta e voltam 6 dias depois devido aos feriados

Dos sete municípios da Região, apenas São Bernardo antecipou feriado do dia 20 (Consciência Negra) para dia 16 e trabalha normalmente semana que vem

  • IPTU de Diadema tem 15% de desconto aos donos de imóveis que optarem pelo pagamento à vista.
    Foto: Divulgação/DDA-Marcos Luz
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 11/11/2018
  • Compartilhar:

Dos sete municípios da Região, apenas São Bernardo antecipou feriado do dia 20 (Consciência Negra) para dia 16 e trabalha normalmente semana que vem

 

prefeituras

Feriados mudam rotina das cidades; seis prefeituras param quinta e retornam expediente seis dias depois. Foto: Divulgação/ PDA-Marcos Luz

As Prefeituras do ABCD vão parar suas atividades na quinta-feira (15/11) e retornarão seis dias depois por conta de dois feriados: Proclamação da República (15/11) e Consciência Negra (20/11). Várias empresas também não terão expediente nestes seis dias.

No caso do poder público, os dias 16 e 19 serão ponto facultativo, ou seja, os servidores já compensaram as horas que terão de folga.

A exceção no ABCD ficou por conta da Prefeitura de São Bernardo que vai parar quatro dias. O governo do prefeito Orlando Morando (PSDB) optou por antecipar o feriado do dia 20 para 16 de novembro (sexta-feira) e, portanto, todos os órgãos públicos funcionarão na próxima semana. O argumento usado para não “emendar” os dos feriados foi de que muitos dias parados prejudicam o comércio e a indústria. Com o objetivo de evitar prejuízos na economia, tramita no Senado projeto para antecipar os feriados para as segundas-feiras.

Os serviços essenciais funcionarão normalmente nas sete cidades, como coleta de lixo e áreas da saúde e segurança pública. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) não atendem, mas os moradores podem procurar as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), Prontos-socorros e hospitais, pois estarão todos abertos.

O dia da Consciência Negra deve ser marcado por atividades culturais nos municípios. As agendas serão divulgadas até quarta-feira (14/11). Os eventos serão gratuitos.