Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Prefeitura de São Paulo incrementa frota da GCM com 50 viaturas elétricas

Ação coordenada pelo secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, contribui para a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa e de ruídos

Última atualização: 09/01/2025 10:56
Por Gislayne Jacinto
Publicado 09/01/2025
Compartilhar

Ação coordenada pelo secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, contribui para a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa e de ruídos

viaturas GCM de SP
Prefeitura de São Paulo incrementa frota da GCM com 50 viaturas elétricas . Foto: Divulgação

Em mais uma ação de reforço à segurança, aliando inovação e combate ao aquecimento global, a Prefeitura incrementou a frota de veículos da Guarda Civil Metropolitana (GCM) com a entrega de 50 viaturas elétricas, modelo JAC E-JS4, na manhã desta quarta-feira (8), na Praça da Sé, consolidando São Paulo como referência em sustentabilidade e modernização na segurança urbana.

Ao entregar a nova frota inovadora, o prefeito Ricardo Nunes reforçou o comprometimento da gestão com a segurança e com as questões do meio ambiente. “Hoje, 74% da emissão do dióxido de carbono que vai para atmosfera na cidade de São Paulo são provenientes dos 7 milhões de carros, de 1,3 milhão de motos, e a gente está fazendo um trabalho muito forte para ampliar as áreas verdes, ampliar as áreas de cobertura vegetal, melhorar a qualidade do ar, substituir os ônibus, caminhões da coleta de lixo para gás biometano e, agora, entregando 50 viaturas elétricas para GCM”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

Segundo o secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, a ação corresponde a dois ganhos para cidade: o da segurança com novos equipamentos e um avanço coletivo que é o do meio ambiente. “É mais um importante investimento para o combate à criminalidade e que vai qualificar o monitoramento. Uma tecnologia moderna e não poluente a serviço da população, e que também contribui de forma significativa com o trabalho dos profissionais da Guarda Civil Metropolitana”, observou.

Os veículos serão alocados no Centro e na Vila Mariana. A iniciativa integra o novo Modelo de Policiamento Específico, com patrulhamento itinerante em pontos estratégicos como o Triângulo SP, Avenida Paulista, Parque do Ibirapuera e outros marcos históricos da cidade. A estratégia tem o objetivo de ampliar a sensação de segurança e coibir delitos em praças, terminais de ônibus, bolsões de transporte público e calçadões.

As 50 novas viaturas foram viabilizadas por meio de contrato de locação válido por cinco anos e representam um investimento de R$ 944.750,00 mensais. Além de reduzir a emissão de gases poluentes, os veículos elétricos proporcionam maior economia no consumo energético e operam de forma mais silenciosa, otimizando as atividades da GCM.

Para o secretário executivo de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini, a ação mostra a preocupação do prefeito Ricardo Nunes com o tema. “As nossas cidades precisam ser adaptadas. O grande vilão é o carbono, são os milhões de veículos que expelem gases venenosos causadores do efeito estufa”, disse.

Além disso, os veículos vão complementar o trabalho dos GCMs. “Entrei nas viaturas e elas estão equipadas com muita tecnologia e, inclusive, câmeras com 360 graus. O guarda vai trabalhar sabendo o que tem do lado esquerdo, do lado direito, na frente e atrás”, apontou o vice-prefeito, Mello Araújo, apontando que a Prefeitura de São Paulo tem a tecnologia como uma das aliadas nas ações de segurança.

Ricardo Nunes e Orlando Morando
Ação coordenada pelo secretário de Segurança Urbana do prefeito Ricardo Nunes, Orlando Morando, contribui para a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa e de ruídos. Foto: Divulgação

Reforço histórico para a frota – A entrega das viaturas elétricas feita pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, marca mais um avanço no compromisso da gestão municipal com a segurança urbana. Em 2016, o efetivo da GCM contava com 146 viaturas. Em 2023, 230 novos veículos foram entregues e em 2024; 330. Hoje com a entrega de mais 50 veículos, a GCM conta com 610 novas viaturas equipadas com as melhores tecnologias que irão facilitar suas condições de patrulhamento 24h e consequentemente garantir uma resposta mais eficaz na segurança da população.

“Mais do que uma entrega, a Prefeitura de São Paulo dá um exemplo no dia de hoje começando a transformação da frota da GCM para veículos eletrificados, deixando claro que a cidade de São Paulo está e avança nas mudanças climáticas colaborando com a descarbonização desta metrópole importante”, apontou Morando.

Reforço na região central – Em um ano, entre 2023 e 2024, foram contratados 2.000 novos Guardas-civis municipais. Hoje, a região central conta com 2.100 agentes da GCM em rondas 24h com apoio de 195 viaturas e 158 motos. Com a entrega das viaturas elétricas, o efetivo contará com um total de 245 veículos.

Programa Smart Sampa – O maior e mais completo sistema com câmeras inteligentes de São Paulo, o Programa Smart Sampa tem o objetivo de fornecer uma resposta rápida e eficiente para a segurança da população. O programa conta com 20 mil câmeras espalhadas por toda a cidade, além de utilizar tecnologias como algoritmos de reconhecimento facial, monitoramento de veículos furtados e alertas de intrusão. Desde sua implementação, o Smart Sampa já ajudou na prisão de mais de 1.556 criminosos em flagrante e na localização de mais de 361 foragidos da justiça, além de ajudar a encontrar 30 pessoas desaparecidas.

Tags:entregaOrlando Morandoprefeitoprefeituraricardo nunessão paulosecretário de segurançaviaturas

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior ônibus Ônibus de ré atinge pedestre em rua de Ribeirão Pires
Próximo artigo GCM de São Caetano prende ex-funcionários de comércio por tentativa de homicídio GCM de São Caetano prende ex-funcionários de comércio por tentativa de homicídio

Mais lidas

Homem invade barbearia e leva tudo o que consegue em São Bernardo
Homem invade barbearia e leva tudo o que consegue em São Bernardo
02/06/2025
GCM de São Caetano detém homem suspeito de furtar peças de veículos
GCM de São Caetano detém indivíduo suspeito de furtar peças de veículos
02/06/2025
Ribeirão Pires celebra tradição com a 47ª Festa de Santo Antônio
Ribeirão Pires celebra tradição com a 47ª Festa de Santo Antônio
02/06/2025
Mulher suspeita de liderar finanças de facção criminosa é presa em Diadema
Mulher suspeita de liderar finanças de facção criminosa é presa em Diadema
02/06/2025
Homem invade casa e dá golpe de faca ex-mulher e no namorado dela em Mauá
Homem invade casa e dá golpe de faca na ex-mulher e no namorado dela em Mauá
02/06/2025

Recomendadas

São Caetano tem a maior cobertura vacinal contra a gripe da região do ABCD
CidadesSão Caetano

São Caetano tem a maior cobertura vacinal contra a gripe da região do ABCD

02/06/2025
estádio 1º de maio
CidadesDestaque 2MancheteSão Bernardo

Hino Nacional em loop às 6 horas da manhã no estádio 1º e Maio e acorda moradores em SBC

02/06/2025
Em determinado momento, ex-funcionário de empresa de transporte bateu coletivo contra um poste e, após negociações com a equipe, se rendeu.
CidadesSão Paulo

Ex-funcionário surta, furta ônibus e causa loucuras no trânsito de Carapicuíba

02/06/2025
Carro, o celular e os objetos encontrados com o indivíduo preso permaneceram apreendidos e serão encaminhados à perícia
CidadesSanto André

Suspeito de furtar rodas de carros é solto horas depois de ser preso em Santo André

02/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?