Semanalmente o CAPS Dr. Ruy Penteado aborda junto aos pacientes, em grupo terapêutico de psicodinâmica, os desafios para o autocuidado, estigmas sobre saúde mental, incentivo ao compartilhamento de experiências e outros temas
Acolhimento, rodas de conversa, descentralização dos atendimentos, oficina de autocuidado e outras ações integram a programação da Prefeitura de São Caetano do Sul em alusão ao Janeiro Branco, movimento de conscientização sobre a saúde mental e emocional. As três unidades especializadas da rede municipal (CAPS, CAPS AD e CAPS Infanto-Juvenil) estão desenvolvendo atividades visando o bem-estar psicológico como fator fundamental para a qualidade de vida.
Semanalmente o CAPS Dr. Ruy Penteado aborda junto aos pacientes, em grupo terapêutico de psicodinâmica, os desafios para o autocuidado, estigmas sobre saúde mental, incentivo ao compartilhamento de experiências e outros temas. As abordagens e rodas de conversa são guiadas por uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, enfermeira e oficineiros.
A programação do CAPS visa promover o acolhimento, o esclarecimento e o fortalecimento das ações de cuidado com a saúde mental, com a participação ativa dos pacientes, buscando criar um ambiente de compreensão e suporte.
Já o CAPS AD Zoraide Maria Rampasso descentralizou o acolhimento paras as 14 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, essencial para que as pessoas que enfrentam sofrimento psíquico relacionados ao uso de substâncias psicoativas tenham acesso facilitado ao cuidado – cada UBS segue cronograma específico.
E o CAPS-Infanto-Juvenil Amabili Moretto Furlan está trabalhando o Janeiro Branco nas oficinas e grupos terapêuticos, além da decoração da unidade, distribuição de mensagens motivadoras e de campanha de conscientização. Os destaques são a roda de conversa com psicóloga no dia 28, às 14h, e a oficina de autocuidado, dia 30, no mesmo horário – ambas abertas à comunidade.