VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Prefeitura de São Caetano lança Encontro com a História em Casa

Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul disponibilizou conteúdo histórico em seu site nesta terça-feira  

  • Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul disponibilizou conteúdo histórico em seu site nesta terça-feira.
    Foto: Divulgação/PSCS  
  • Por: Redação
  • Publicado em: 09/06/2020
  • Compartilhar:

Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul disponibilizou conteúdo histórico em seu site nesta terça-feira

Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul disponibilizou conteúdo histórico em seu site nesta terça-feira. Foto: Divulgação/PSCS

 

O conhecimento e o conteúdo histórico não podem parar nem em tempos de pandemia. A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul disponibilizou nesta terça-feira (09/06) em seu site (www.fpm.org.br)  o Encontro com a História em Casa, versão online da tradicional atividade da instituição que complementa a disciplina de História da Cidade presente aos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. O objetivo é que os educandos possam ter contato com o conteúdo e, com a orientação dos professores, desenvolver atividades lúdicas sobre o tema.

“O mais importante é que todos os materiais disponíveis podem ser utilizados em qualquer lugar pelas crianças. Já que nossa instituição está, temporariamente, sem receber os alunos para o projeto Encontro com a História, estamos disponibilizando diversas atividades on-line e levando o projeto até a casa de alunos e professores”, disse o presidente da Pró-Memória, Charly Farid Cury.

No site, é possível acessar e fazer o download de diversas ferramentas da ação, como o Livro A História de São Caetano do Sul, cenários e personagens da publicação para impressão, o jogo da História de São Caetano e sugestões de atividades para professores. Além disso, a equipe da Pró-Memória preparou um vídeo sobre a história da cidade cujo link também está disponível no site.

PROJETO

A presença da matéria de História da Cidade na grade escolar do 3° ano do Ensino Fundamental criou um desafio para as escolas e seus professores, devido à carência de materiais didáticos e de referência sobre o tema. Muitos professores desconhecem a história regional e não sabem onde podem encontrar essas informações. Da mesma forma, hoje muitas famílias residem há pouco tempo em São Caetano do Sul, não possuindo essas referências em sua história familiar.

Assim sendo, a Fundação Pró-Memória criou este projeto a fim de, principalmente, enriquecer os conteúdos disponíveis para alunos e professores, dar suporte aos docentes para o desenvolvimento de suas atividades dentro e fora de sala de aula e ampliar o atendimento da instituição ao público escolar. Para isso, serão utilizados materiais dos acervos de Centro de Documentação Histórica e do Museu Histórico Municipal, como livros, jornais, mapas, documentos, objetos e fotografias. O projeto contempla ações como palestras e reuniões com professores, visitas a escolas, desenvolvimento de material didático e visitas monitoradas dos alunos nos espaços da Fundação Pró-Memória.