Prefeitura de São Caetano diz que quimioterapia será restabelecida

Administração afirma que Centro Oncológico funciona por meio de uma parceria com o Instituto do Câncer, que não encaminhou os medicamentos

Secretaria de Saúde de São Caetano é comandada por Regina Maura. Foto: Divulgação/PSCS

A Prefeitura de São Caetano informou que o tratamento de quimioterapia no Centro Oncológico será restabelecida. Neste sábado, o ABCD Jornal publicou reportagem na qual relatou a preocupação de um morador que está com a mulher com câncer, mas desde o dia 29 teve o tratamento suspenso por falta de medicação.

A Secretaria de Saúde, comandada pela médica Regina Maura Zetone, informou que a quimioterapia em São Caetano é realizada por meio de uma parceria com o ICAVC (Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, instituição secular inicialmente vinculada à Santa Casa de São Paulo, mas hoje independente. “O local na cidade funciona como um posto descentralizado do ICAVC. O Instituto tem convênio com o SUS através da Prefeitura do município de São Paulo, para atendimento de um teto financeiro regional (região metropolitana de São Paulo)”, informou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, nesta parceria, a Prefeitura cede o Centro Oncológico e toda estrutura, com os médicos, enfermagem e demais funcionários. A incumbência do Instituto é entregar a medicação pronta para ser aplicada, o que não ocorreu no fim do último mês.

Normalmente o posto recebe os medicamentos no final do mês, porém nesse mês de junho houve atraso de uma semana de alguns recebimentos e acabaram tendo problemas com compra de medicamentos. Tal problema, segundo o Instituto, já foi solucionado e a partir desta sexta-feira (06/07) a aplicação das medicações foi restabelecida”, afirmou a nota da Secretaria de Saúde.

O morador de São Caetano Alexandre Mendes de Oliveira disse que aguarda um posicionamento, pois a família está apreensiva com a situação, pois desde 29 de junho sua mulher, Érica Pires de Andrade, teve o tratamento suspenso por falta de medicação. Sua esposa tem câncer da mama. Para o morador, no caso de falta de medicamento por conta de problemas com o Instituto do Câncer, a Prefeitura de São Caetano deveria ter um plano B para que os pacientes não interrompam o tratamento. “Até agora não entraram em contato conosco, mas o Centro Oncológico funciona de segunda a sexta. Vamos aguardar”, concluiu.

AddThis Website Tools
Share
Published by
Gislayne Jacinto

Recent Posts

Nova linha de ônibus em São Bernardo atende Jd. Irajá até o Paço

Com trajeto da Rua Tiradentes ao Centro, Linha de ônibus 02A entra em operação na…

11 horas ago

Parque do Pedroso recebe atividades de lazer, saúde e sustentabilidade neste domingo

Domingo no Pedroso integra calendário comemorativo do aniversário de Santo André

11 horas ago

Agenda do final de semana em Ribeirão Pires mescla cultura, lazer e esportes

Confira as atrações gratuitas da Estância para este fim de semana em Ribeirão  Pires 

12 horas ago

Feira de adoção de pets estimula acolhimento em São Bernardo neste sábado

Cerca de 40 pets, entre cães e gatos, já vacinados, vermifugados e castrados, estarão prontos…

12 horas ago

Santo André terá interdições no trânsito para a 22ª Meia Maratona neste domingo

Linhas municipais e intermunicipais de ônibus terão trajetos alterados durante a realização da maratona, que…

12 horas ago

Gilvan se reúne com presidente do STF e CNJ para discutir resoluções sobre precatórios

Gilvan reforçou que a iniciativa busca garantir uma execução mais viável dos precatórios por parte…

12 horas ago