VOLTAR
  • Cidades

Prefeitura de São Caetano debate plano de ação contra enchentes

Encontro contou com a participação de representantes da Polícias Militar e Civil, GCM, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Gabinete do Prefeito, secretarias municipais e Saesa A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou na quarta-feira (28/12) reunião sobre o Plano Municipal de Contingenciamento de Proteção e Defesa Civil para Enchentes e Inundações no período de […]

  • Prefeitura de São Caetano debate plano de ação contra enchentes.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 02/01/2023
  • Compartilhar:

Encontro contou com a participação de representantes da Polícias Militar e Civil, GCM, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Gabinete do Prefeito, secretarias municipais e Saesa

reunião da defesa civil de são caetano

Prefeitura de São Caetano debate plano de ação contra enchentes. Foto: Divulgação/PSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou na quarta-feira (28/12) reunião sobre o Plano Municipal de Contingenciamento de Proteção e Defesa Civil para Enchentes e Inundações no período de chuvas intensas. O encontro foi realizado no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, GCM (Guarda Civil Municipal), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Gabinete do Prefeito, secretarias municipais e do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental).

A reunião tratou sobre o direcionamento das ações dos departamentos em eventuais alagamentos, enchentes, inundações ou processos decorrentes das chuvas de verão. Tais ações serão adotadas para prevenção, resposta, assistência e reabilitação de áreas atingidas. Na ocasião, foram apresentados os procedimentos de monitoramento do CGE e a classificação dos cenários de riscos e alertas.

“Todos os órgãos públicos estão empenhados em prol da sociedade de São Caetano do Sul, para uma pronta resposta nas situações adversas que possam ser ocasionadas pelas chuvas”, destacou o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Juscelino Roque Brilhante. “O poder público está sempre presente para atender a população”, concluiu o secretário municipal de Segurança, Lourival dos Santos Silva.

OBRAS ESTRUTURANTES
Além do plano de ação da Defesa Civil, a Prefeitura tem viabilizado projetos de obras estruturantes para o combate às enchentes. Em outubro de 2022, o prefeito José Auricchio Júnior e o representante da CAF (banco de desenvolvimento da América Latina), Jaime Holguín, assinaram uma operação de crédito de US$ 62,5 milhões para a execução de intervenções nas áreas de drenagem, mobilidade urbana e saneamento.

Os valores serão aplicados ao longo dos próximos cinco anos. As intervenções do Programa ReFundação estão entre as que serão viabilizadas pelo montante, entre elas a construção de um piscinão; o alteamento viário da Avenida do Estado; construção de muro de contenção de 4 km em toda a extensão da margem da via na cidade; e o projeto de macrodrenagem em até 7 km, com a reforma e ampliação de todas as galerias para aumentar a vazão das águas pluviais.

reunião da defesa civil com as forças de segurança

Encontro contou com a participação de representantes da Polícias Militar e Civil, GCM, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Gabinete do Prefeito, secretarias municipais e Saesa. Foto: Divulgação/PSCS