Equipe da Prefeitura de São Caetano do Sul, com o apoio do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) foi à Avenida Presidente Kennedy na segunda e na terça-feira (19 e 20/08) para uma ação conhecida como caça aos escorpiões. A medida tem o objetivo de controlar a população do animal, que vive na rede de esgoto e de águas pluviais.
Em temperaturas mais elevadas há mais incidência de escorpiões. Ao longo da avenida foram abertos 20 pontos entre bueiros e bocas de lobo. A equipe, liderada pelo veterinário Francisco Sarti e agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), capturou seis escorpiões amarelos (Tityus serrulatus).
A tarefa é realizada periodicamente. Consiste na retirada de tampas de bueiro (de ferro e concreto) para observar a presença do aracnídeo, retirá-lo e controlar a sua população. A ação já foi realizada nos Bairros Olímpico e Oswaldo Cruz.
O diretor da Civisa (Centro Integrado de Vigilância em Saúde), Danilo Sigolo, ressalta que o uso de inseticidas é contraindicado pelo Ministério da Saúde. “Isso faz o escorpião se locomover, principalmente para dentro das casas. Enquanto ele está no subterrâneo, dentro do bueiro, não oferece risco às pessoas”, explica. O calor também faz o animal se movimentar.
Para envolver a população no tema, o CCZ realiza visitas às residências e escolas com dicas sobre como evitar a presença de escorpiões nas casas. “É importante vedar ralos, buracos e rachaduras, e evitar o acúmulo de lixo e entulho”, destaca Danilo, lembrando que o lixo atrai baratas, principal fonte de alimento dos escorpiões.
A picada do escorpião amarelo pode matar animais domésticos e crianças (por serem menores, o veneno se espalha mais rapidamente). Em caso de acidente, a vítima deve ser encaminhada imediatamente ao Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin (Rua Aurélia, 101, Bairro Santa Paula). Após o primeiro atendimento, será encaminhada para o hospital referência do ABC, para administração do soro, que é distribuído pelo Governo do Estado de São Paulo.
O número de acidentes com escorpiões em São Caetano do Sul é baixo. Este ano foram dois acidentes e não houve óbito registrado.
Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…
Ecovias reforçou que colabora com a PM Rodoviária e investiu na ampliação do sistema de…
Tráfego ficou lento do km 40 ao 49 do Rodoanel e causou transtornos ,principalmente nessa…