VOLTAR
  • Cidades

Prefeitura de S.Bernardo regulariza 579 moradias em área de manancial

 Localizado próximo à Represa Billings, Jardim Canaã é o primeiro bairro em área de proteção a receber escrituras

  •  Localizado próximo à Represa Billings, Jardim Canaã é o primeiro bairro em área de proteção a receber escrituras.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Redação
  • Publicado em: 11/08/2019
  • Compartilhar:

 Localizado próximo à Represa Billings, Jardim Canaã é o primeiro bairro em área de proteção a receber escrituras

 

Localizado próximo à Represa Billings, Jardim Canaã é o primeiro bairro em área de proteção a receber escrituras. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

 

O bairro Jardim Canaã, próximo à Represa Billings, em São Bernardo, foi o primeiro bairro da cidade situada em área de proteção aos mananciais  a ser regularizado na cidade e a receber as licenças ambientais emitidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, por meio da Lei Municipal 20.463/2018. No total, 579 casas vão receber escrituras neste bairro.

Desde 20017, mais de 5 mil moradias foram regularizadas. Entre os núcleos beneficiados estão a Vila dos Poetas, o Jardim Belas Artes, a Vila Mariana, o FEI-Mizuho, o Conjunto Nova Baeta/Pai Herói, entre outros. O objetivo desta administração é encerrar 2020 com cerca de 16.000 imóveis regularizados.  As escrituras têm custo zero para as famílias, pois a Prefeitura investiu R$ 500 mil na regularização deste bairro.

“Acompanhei de perto a história do Jardim Canaã, desde o início da minha vida pública como vereador e depois como deputado estadual. A luta desses moradores para a aprovação da Lei Específica da Billings, o que deu o fundamento jurídico para a regularização. Costumo dizer que este programa me emociona e alegra, pois depois de construir suas casas com tanto esforço, dá a segurança jurídica necessária para as famílias”, afirmou o prefeito Orlando Morando durante a entega dos documentos aos moradores.

O secretário de Habitação, João Abukater Neto, crê que a regularização é uma ação transformadora positiva para toda a cidade. “Quando uma casa está irregular, o seu valor está depreciado e não há garantia real de posse. Desta forma, não pode deixar o imóvel como herança para filhos e só consegue vender por um valor bem abaixo do mercado. Regularizar uma moradia é mais do que realizar o sonho de uma família: é injetar recursos na economia do município. Com o documento oficial, o valor do imóvel aumenta, além de o morador poder buscar financiamento para fazer melhorias em sua casa”, disse.

Posse

“Sempre sonhei que um dia poderia dizer que, de fato, era o proprietário da minha casa. Hoje, bem no Dia dos Pais, esse sonho que achava tão distante, se tornou realidade. Agora a casa é minha e se tornará um grande legado para a minha família”, disse o agente de trânsito Sebastião Alves de Moraes, morador há quase 25 anos no Jardim Canaã.