Com o objetivo de reforçar a segurança urbana, a Prefeitura de São Bernardo publicou nesta sexta-feira (12/5), nos atos oficiais do município, o edital de abertura de inscrições para contratação de 150 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). São 45 vagas para mulheres e 105 vagas para homens. Criada em 1999, a GCM de São Bernardo conta atualmente com o maior efetivo do Grande ABC e o segundo maior do Estado de São Paulo.
“Desde o início da gestão, nunca deixamos de priorizar investimentos no setor de segurança, seja em equipamentos e estrutura e também na valorização de profissionais. Este é mais um passo para seguirmos atendendo à nossa população e fazendo a nossa parte para garantir maior tranquilidade aos nossos moradores”, destacou o prefeito Orlando Morando.
A seleção para a nova turma de GCMs será feita em três etapas: a primeira será a prova de conhecimentos gerais (20 questões de português e matemática, além de 20 questões de conhecimento específico). A segunda etapa é a prova de aptidão física e a terceira será a avaliação psicológica para o porte de arma de fogo. A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 27 de agosto deste ano, enquanto a prova de aptidão será realizada em novembro de 2023.
Podem participar da seleção mulheres com estatura mínima de 1,60m e homens com estatura mínima de 1,70m. A idade mínima é de 18 anos e, no máximo, 30 anos de idade. “Este é mais um passo na valorização da Guarda Civil Municipal e também em nosso planejamento para ampliar a segurança urbana em nossa cidade”, analisou o Secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.
Os interessados em participar do processo de seleção poderão se inscrever entre os dias 24 de maio e 3 de julho, exclusivamente pela internet, no site da Fundação Vunesp (vwww.vunesp.com.br). A taxa de inscrição é de R$ 75.
Além do trabalho de segurança patrimonial, a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo tem papel fundamental no reforço do combate à criminalidade, atuando em conjunto e prestando apoio às demais forças policiais. A atual Administração realiza fortes investimentos na segurança, incluindo a entrega do primeiro Centro de Operações Integradas (COI) do Estado, que abriga o Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) e o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). A Administração também ampliou o número de GCMs, além de entregar nova frota e armamentos, reformas de inspetorias e bases comunitárias.
Ao perceberem a aproximação da viatura, os ocupantes tentaram fugir, dando início a uma perseguição
Decisão sobre concurso publicada no Diário Oficial desta sexta-feira estende para mais dois anos o…
Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…