VOLTAR
  • Cidades

Prefeitura de São Bernardo inaugura novo acesso viário ao bairro Planalto

Antiga demanda da região, obra na altura do Km 19 da Via Anchieta contempla ações de segurança a motoristas e moradores do entorno

  • Antiga demanda da região, obra na altura do Km 19 da Via Anchieta contempla ações de segurança a motoristas e moradores do entorno.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 24/12/2021
  • Compartilhar:

Antiga demanda da região, obra na altura do Km 19 da Via Anchieta contempla ações de segurança a motoristas e moradores do entorno

acesso KM 19

Antiga demanda da região, obra na altura do Km 19 da Via Anchieta contempla ações de segurança a motoristas e moradores do entorno. Foto: Divulgação/PSBC

Atendendo antiga demanda de moradores, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, inaugurou nesta quarta-feira (23/12) novo acesso viário da Rodovia Anchieta ao bairro Planalto, se estendendo à região do Calux, Assunção e Independência. A obra envolveu a abertura de nova faixa de rolamento e de acostamento na altura do Km 19 da via, o que contempla ações de melhoria na parte de segurança a motoristas e munícipes do entorno.

O novo acesso ocupa terreno de 1.550 metros quadrados localizado às margens da Anchieta, sentido Avenida Álvaro Guimarães. O viário conta com uma faixa de rolamento em cada sentido, e visa acabar com os problemas causados pela ligação viária anterior do local, feita pela Rua Artur Pedroso da Silva. Ao todo, o investimento girou em torno de R$ 1 milhão, valor viabilizado pela iniciativa privada, sem custos para a Prefeitura.

“É com muita alegria que entregamos esse importante acesso, que vai melhorar a vida dos moradores e dos motoristas. Deixamos de ter acesso precário e perigoso para, agora, termos um digno e correto, com segurança. Além disso, não gastamos um centavo de dinheiro público nesta intervenção. Essa obra ocorreu em parceria direta. A Prefeitura deu todas as licenças, e a iniciativa privada doou o terreno para o município, já escriturado, inclusive, e executou a obra”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

O chefe do Executivo são-bernardense lamentou a tramitação burocrática para liberação das obras físicas. Em tom de desabafo, Morando frisou que as etapas foram vencidas graças ao empenho da esposa e deputada estadual, Carla Morando, que convocou a direção de órgãos estaduais, a exemplo da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), que controla, entre outras coisas, os investimentos nas vias. “Quanto tempo se perde com burocracia neste País. Não fosse a Carla não saía. Ia ficar pronta e parada. Não estou inventando a roda. Quero somente que ela gire.”

Secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador destacou que o trabalho para superar as autorizações de órgãos estaduais foi fundamental para execução das obras. “Houve atuação muito forte para exigir autorização por parte dos órgãos estaduais, visando superar as fases burocráticas e, assim, facilitar a vida dos moradores. Ações como essa melhoram a qualidade de vida da população. Prefeito tem horando com o compromisso.”

O governo irá encaminhar à Câmara projeto de lei pedindo autorização para homenagear o acesso com o nome de Jair Alves Moreira, empresário e antigo morador do Planalto.

DEMAIS MELHORIAS

Além do novo viário, o projeto promoveu ainda outras melhorias nesta região. Com abertura do acesso, moradores do entorno ganharam nova iluminação pública, além da instalação de muro lateral para proteção de suas casas.

acesso KM 19

Prefeitura de São Bernardo inaugura novo acesso viário ao bairro Planalto. Foto: Divulgação/PSBC