VOLTAR
  • Cidades

Prefeitura de S.Bernardo apresenta novos profissionais do Mais Médicos

Até o momento 11 médicos se apresentaram para as vagas dos 17 cubanos, que integravam o programa federal

  • Onze médicos se apresentaram em São Bernardo em substição ao profissionais cubanos.
    Foto: Divulgação/PSBC-Riccardo Cassin
  • Por: Redação
  • Publicado em: 04/12/2018
  • Compartilhar:

Até o momento 11 médicos se apresentaram para as vagas dos 17 cubanos, que integravam o programa federal

 

profissionais

Onze médicos se apresentaram em São Bernardo em substição ao profissionais cubanos. Foto: Divulgação/PSBC-Riccardo Cassin

 

A Prefeitura de São Bernardo apresentou, nesta terça-feira (04/12), 11, dos 17 médicos, que irão atuar no programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, em substituição aos profissionais cubanos. Os novos médicos já se apresentaram ao município e estão aptos para assumir a função de generalistas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Dos 11 médicos (sendo 10 brasileiros e um peruano), 10 deles começaram a trabalhar na segunda-feira (03/12). Os profissionais foram alocados nas seguintes UBSs: Baeta Neves, Ferrazópolis, Montanhão, Vila Marchi, Nazareth, São Pedro, Taboão, Parque São Bernardo e Riacho Grande. Os demais generalistas irão iniciar as atividades assim que entregarem toda a documentação exigida pelo Ministério Saúde. O prazo máximo para a substituição é até 14 de dezembro.

Profissionais

Natural da cidade de Campos de Goytacazes, Rio de Janeiro, o médico Thiago Viana Santos, 32 anos, escolheu São Bernardo para efetivar a sua candidatura ao programa. “Cheguei a São Paulo há um mês. Consegui entrar no programa e escolhi São Bernardo devido à estrutura de Saúde que o município oferece à população. Fui muito bem acolhido na cidade. Comecei a trabalhar na UBS Vila Marchi e farei de tudo para exercer um bom atendimento”, disse.

Remanejamento

Durante a solenidade, o responsável pela pasta de Saúde, Geraldo Reple lembrou a saída dos cubanos da cidade, detalhando que um imediato remanejamento no quadro de profissionais garantiu que o atendimento de pacientes fosse preservado.

Montamos um esquema especial nas UBSs. Reorganizamos as agendas das unidades de Saúde e transferimos as consultas agendadas com os cubanos para outros profissionais. Assim, garantimos que nenhuma consulta foi desmarcada neste período e que nenhum paciente deixou de ser atendido”, comentou Reple.

Em ato oficial, o prefeito Orlando Morando recebeu os novos profissionais, no salão Nobre do Paço Municipal, acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, do presidente da Fundação ABC, Luiz Mário, do secretário de Saúde, Geraldo Reple, e do diretor do Departamento de Atenção Básica, Dr. Rodolfo Strufaldi.

Com muita alegria recebo estes novos médicos em São Bernardo. Após a decisão unilateral, do governo de Cuba, em deixar o “Mais Médicos”, perdemos 17 profissionais. Agora, todos estão sendo repostos”, disse Morando.