VOLTAR
  • Cidades

Prefeitura de Santo André recebe 5 novas ambulâncias do Samu

 Entrega faz parte da renovação da frota dos veículos da saúde; ao todo, 26 automóveis já foram entregues nesta administração

  • Prefeitura recebe cinco ambulâncias do Samu.
    Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Redação
  • Publicado em: 09/05/2019
  • Compartilhar:

 Entrega faz parte da renovação da frota dos veículos da saúde; ao todo, 26 automóveis já foram entregues nesta administração

 

ambulâncias do samu

Prefeitura recebe cinco ambulâncias do Samu. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

 

A Prefeitura de Santo André recebeu nesta quinta-feira (9) cinco novas ambulâncias de suporte básico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Cada unidade custou R$ 172 mil e conta com itens de segurança de série como freio ABS e airbag, além de GPS, rede de oxigênio fixa e portátil, maca retrátil, duas pranchas e sistema elétrico para, se necessário, receber equipamentos de suporte avançado.

Já entregamos 26 novos veículos na saúde, entre unidades de transporte de pacientes, motolâncias, ambulâncias de suporte básico e UTI, além de outros automóveis de transporte rápido. Renovamos metade da frota do Samu e vamos ampliar ainda mais. É um número muito grande para pouco mais dois anos de gestão, uma quantidade muito maior do que foi entregue nos últimos dez anos”, comemorou o prefeito Paulo Serra.

Os novos equipamentos farão atendimento pré-hospitalar, oferecendo às vítimas os recursos necessários com a maior brevidade possível. Com essa entrega, o município chega à marca de 50% da renovação da frota total do Samu. Ainda neste primeiro semestre serão entregues mais quatro ambulâncias, completando então a renovação total da frota.

Essas cinco ambulâncias que estamos entregando vieram de emendas parlamentares e só puderam ser liberadas porque a saúde financeira da cidade está em dia, o município está com a classificação fiscal em ordem. Equalizamos as dívidas e estamos ampliando ainda mais a capacidade de investimento, a chegada dos novos veículos é resultado direto disso”, completou o prefeito.

Além das cinco ambulâncias do Samu, a Secretaria de Saúde também entregou nesta quinta-feira três novos carros modelo Chery QQ para o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Também foram entregues um veículo gol de apoio ao Samu e um veículo de intervenção rápida modelo Chevrolet Spin, que já eram utilizados pela Prefeitura, mas foram totalmente revitalizados.

O Veículo de Intervenção Rápida é um carro utilizado para chegar mais rápido nas emergências graves, de acordo com a regulação médica, e possui todos os equipamentos de uma UTI Móvel. Sua tripulação é composta por condutor de veículo de emergência, médico e enfermeiro. Esse veículo não transporta pacientes, pois a sua missão é levar a equipe médica o mais rápido possível aos pacientes mais críticos. Com a equipe médica já atendendo, qualquer ambulância do Samu que chegar ao local se transforma em uma Unidade de Suporte Avançado.

A grande missão da Secretaria de Saúde é salvar vidas e para salvar vidas precisamos ter equipamentos novos, equipamentos que não quebrem na ocorrência e precisamos ter servidores bem treinados, capacitados e habilitados para poder fazer todo atendimento que a população precisa. Santo André está sendo modernizada para o bem-estar da sua população. Não são apenas cinco novos veículos, é acima de tudo um conceito onde estamos garantindo e valorizando a vida no município”, destacou o secretário de Saúde, Márcio Chaves.

A renovação da frota da saúde de Santo André foi iniciada em novembro de 2018 com a entrega de duas ambulâncias de suporte avançado do Samu e duas motolâncias. Nos meses de fevereiro e março deste ano houve a entrega de cinco novas ambulâncias e sete veículos utilizados para transportar pacientes em tratamentos e exames específicos dentro e fora do município. Desde 2013 a frota de veículos do Samu não era renovada em Santo André.

É importante que as pessoas saibam que as ambulâncias do Samu precisam ser de frota própria, ou seja, não podem ser locadas. Esses veículos são credenciados junto ao Ministério da Saúde e isso gera recurso para cidade. Há, portanto, uma série de exigências para que realmente vidas possam fazer salvas”, completou o secretário de Saúde, Márcio Chaves.

Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) tem como objetivo prestar um rápido atendimento às vítimas em situação de urgência ou emergência, reduzindo o sofrimento, riscos de sequelas ou morte. Por meio do número 192, a Central de Regulação Médica recebe em média 8 mil ligações por mês. Muitas das chamadas recebidas são solucionadas de forma remota, pois as equipes possuem capacitação técnica e são altamente qualificadas e preparadas para prestar o primeiro atendimento em qualquer situação.