VOLTAR
  • Cidades

Prefeitura de Santo André entrega oito novas viaturas para a GCM

Expectativa da administração é adquirir mais 30 veículos, que substituirão toda a frota existente

  • Novas viaturas são entregues à Guarda Civil Municipal.
    Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/11/2018
  • Compartilhar:

 Expectativa da administração é adquirir mais 30 veículos, que substituirão toda a frota existente

 

novas viaturas

Novas viaturas são entregues à Guarda Civil Municipal. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

A Prefeitura de Santo André entregou nesta quarta-feira (07/11) oito novas viaturas para a GCM (Guarda Civil Municipal). Os veículos serão usados em ações de segurança nas proximidades das escolas da rede municipal de ensino e no patrulhamento por toda a cidade. O investimento para equipar e adquirir os carros modelo Duster foi de R$ 1,2 milhão, com recursos federais. A expectativa da administração municipal é trocar toda a frota da GCM, que hoje conta com 25 viaturas em funcionamento, com a aquisição de mais 30 carros no próximo ano, totalizando 38.

Os novos veículos começaram a ser utilizados em rondas por toda a cidade já nesta quarta-feira. A partir de fevereiro, além do trabalho integrado com as escolas municipais, a Prefeitura irá distribuir em unidades educacionais série de materiais voltados aos alunos, com informações de como acionar a GCM em caso de violência contra a criança, por exemplo. Está prevista a entrega de 79 mil cartilhas, 30 mil flyers e instalação de 750 banners, produzidos também com recursos federais.

O secretário de Segurança Cidadã, José de Oliveira, comemorou a incorporação de ais veículos à frota. “Esta entrega é um complemento de muitas ações que estamos realizando na cidade para que a população possa perceber cada vez mais a presença dos nossos agentes de segurança em Santo André”, afirmou.

O prefeito Paulo Serra disse que há uma redução dos índices de criminalidade na cidade. “Estamos em uma verdadeira transformação, que não começou hoje, mas no primeiro dia do nosso governo. Integramos as forças policiais da cidade, não fugindo da nossa responsabilidade na questão da segurança. Como temos escolas espalhadas por toda a cidade, manteremos a presença da GCM em todos bairros. Vamos chegar a 38 novas viaturas até o próximo ano, tudo isso aliado à aquisição de 250 novas câmeras, que fará com que Santo André seja a cidade mais monitorada do país”, disse.

A Prefeitura ainda finaliza os trâmites legais para a compra e instalação desses novos equipamentos, o que triplicará a capacidade de monitoramento de ruas, avenidas e os grandes corredores. Estas imagens ficarão concentradas em uma central que integrará a comunicação com a Polícia Militar, Civil e GCM. Para o governo, a novas câmeras também serão determinantes para ampliar a cobertura do Programa Detecta na cidade, reduzindo os índices de roubo de veículos. A Prefeitura trabalha com a expectativa de finalizar o processo, que contempla a compra e instalação, já no começo do próximo ano.

Resultados

De acordo com a prefeitura, desde 2017, quando foi criado o Comitê Integrado de Segurança, diversas operações já foram realizadas por toda a cidade, como a Operação Delegada Municipal, que coloca GCMs em plantões escalonados em regime de hora extra para reforçar a segurança em bairros da cidade e a Ponto Seguro, que atua nos pontos de ônibus, com foco na proteção ao trabalhador que precisa pegar transporte coletivo muito cedo. A Sono Tranquilo também colabora para a diminuição da perturbação do sossego e no combate aos chamados pancadões. A Prefeitura participa ainda de todas as ações realizadas pela PM e Polícia Civil, como a Operação Força Metropolitana e Saturação, que percorre todas as regiões da cidade.

O município ainda constrói um novo Distrito Policial, no antigo prédio que abrigava o CIC (Centro Integrado de Cidadania), localizado no bairro Jardim do Estádio. A expectativa é de que no início de 2019 o local seja entregue à população, possibilitando que os moradores do entorno não precisem mais se deslocar até o centro da cidade para lavrar boletim de ocorrência fora do horário comercial. A medida beneficiará diretamente mais de 150 mil residentes da região.

A medida beneficiará, inclusive, a atuação dos Guardas Civis Municipais, que dentro desta nova proposta, reduzirão os deslocamentos para outros distritos policiais para apresentação de ocorrências. O espaço vai abrigar também a Inspetoria da GCM”, informou.

Entre as diversas medidas que a atual gestão tem adotado está também a instalação da nova sede do 41º Batalhão da Polícia Militar, no Jardim Paraíso. A administração vai realizar obras de readequação em um prédio pertencente à Prefeitura, que incluem intervenções hidráulicas, elétricas, pintura, colocação de cobertura e serviços de acessibilidade. O prédio está localizado no cruzamento das ruas Curupaiti e Ibirá.