VOLTAR
  • Economia

Prefeitura de S.Bernardo garante qualificação de 3.500 moradores junto ao Senac

Com presença do prefeito Orlando Morando, município realizou nesta terça-feira cerimônia de entrega de novos certificados de capacitação profissional

  • Com presença do prefeito Orlando Morando, município realizou nesta terça-feira cerimônia de entrega de novos certificados de capacitação profissional.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 03/08/2022
  • Compartilhar:

Com presença do prefeito Orlando Morando, município realizou nesta terça-feira cerimônia de entrega de novos certificados de capacitação profissional

prefeito Orlando morando com alunos

Com presença do prefeito Orlando Morando, município realizou nesta terça-feira cerimônia de entrega de novos certificados de capacitação profissional. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, concretizou a capacitação de 3.568 pessoas por meio de cursos do Programa Qualifica Mais São Bernardo, viabilizado em parceria com o Senac. Foram ofertadas 504 vagas no primeiro semestre deste ano, distribuídas em 15 títulos e 19 turmas finalizadas até julho, motivo da cerimônia de entrega de certificados realizada na noite desta terça-feira (02/08), no auditório do Teatro Cacilda Becker.

Serão 1.270 vagas no total ao fim de 2022, abrangendo cursos relacionados às áreas de gastronomia, tecnologia, beleza e administrativa. Criado pela Administração municipal, o Qualifica Mais tem objetivo de promover preparação técnica de moradores visando fomento à geração de postos de trabalho e renda em São Bernardo. E esse plano implementado desde 2017 se reflete em números. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade acumula o saldo positivo de 7.019 vagas formais de emprego com carteira assinada no primeiro semestre, sendo 1.424 somente no mês de junho.

“É uma grande satisfação entregar certificados de qualificação profissional, principalmente com o carimbo desta parceria duradoura que temos com o Senac. A capacitação é um dos principais atrativos para o mercado de trabalho, e nos abre oportunidades. Hoje esses formandos estão mais preparados para o mercado ou capacitados para abrir o próprio negócio. E não tem nada mais gratificante do que investir nas pessoas. Não existe melhor programa social do que emprego”, sustentou o prefeito Orlando Morando.

Aluno do curso Empreendedor em Pequenos Negócios, o comerciante Erick Faria Gonçalves, de 32 anos, que formalizou empresa de venda de açaí na região central da cidade, falou que a qualificação ofertada “é um sonho realizado”. “Sempre tive um sonho de empreender. O curso me deu o combustível necessário, foi fundamental para aprender sobre a importância da implantação de um plano de negócio. Por isso, essa formação tem impacto direto na minha vida e de outras pessoas.”

Baseada em pesquisa de mercado, a programação foi concretizada por convênio firmado com o Senac, voltado justamente àqueles que buscam recolocação no mercado de trabalho ou empreender. O contrato assinado está selado no valor de R$ 600 mil, em acordo que abrange também contrapartida de vagas por parte da instituição, referência no setor da Educação – a ação é concretizada junto à Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo.

Coordenadora do Senac São Bernardo, Camila Sartori Finardi pontuou que a parceria estabelecida com a Prefeitura se dá no sentido de “potencializar cada vez mais a vida das pessoas”. “O Senac proporciona isso por meio da educação, porque a educação é transformadora. Serão 45 turmas formadas até o fim do ano.” O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Hiroyuki Minami, enalteceu o “selo de qualidade” do Senac para contribuir no processo de formação dos alunos. “Instituição renomada faz diferença no currículo. Acertamos nesta parceria.”

GRADE

A programação foi formada pelos títulos de: Formação Básica em Confeitaria (três turmas); Básico em Logística; E-commerce do Planejamento à Execução; Rotina de Departamento Pessoal; Cardápio de Botequim (duas turmas); Técnicas de Manicure e Pedicure; Camareira em Meios de Hospedagem; Auxiliar de Operações Logísticas; Básico em Computação (duas turmas); Logística, Marketing e Vendas; Assistente Administrativo; Assistente de Recursos Humanos; Empreendedor em Pequenos Negócios; Formação Básica em Chocolataria; Controlador de Acessos.