Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Ribeirão Pires

Prefeitura de Ribeirão Pires inaugura Trilha do Tapiá no Parque Oriental

Novo percurso de 300 metros no Parque Oriental oferece experiência autoguiada de imersão na natureza

Última atualização: 08/03/2025 08:19
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 08/03/2025
Compartilhar
Prefeitura de Ribeirão Pires inaugura Trilha do Tapiá no Parque Oriental
Prefeitura de Ribeirão Pires inaugura Trilha do Tapiá no Parque Oriental. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ribeirão Pires inaugurou, nesta sexta-feira (7), a Trilha do Tapiá no Parque Oriental, ampliando as opções de lazer ao ar livre na cidade. O novo circuito de caminhada, organizado pelas Secretarias de Clima, Meio Ambiente e Habitação e de Turismo, permite uma experiência autônoma de contato com a Mata Atlântica.

Com 300 metros de extensão, a trilha foi planejada para ser autoguiada, sem necessidade de acompanhamento especializado. O percurso valoriza a conexão com a vegetação nativa e a história ambiental da região, integrando-se ao conjunto de atrações do Parque Oriental, que já conta com jardins temáticos, lagos e espaços para atividades esportivas.

A iniciativa busca fortalecer o turismo ecológico no município e incentivar a preservação ambiental, além de proporcionar mais qualidade de vida aos moradores e visitantes. Ribeirão Pires vem investindo na ampliação das áreas verdes acessíveis ao público, promovendo o contato com a natureza como forma de bem-estar e lazer sustentável.

A escolha do nome “Trilha do Tapiá” homenageia a árvore nativa da Mata Atlântica, presente ao longo do trajeto. O tapiá é conhecido por sua resistência a variações climáticas e por oferecer sombra, tornando-se um símbolo de resiliência da vegetação local e um aliado para caminhadas em períodos de calor intenso.

A inauguração contou com a presença de autoridades municipais, convidados e moradores interessados em atividades ao ar livre. Além da abertura oficial, o evento também foi marcado pela participação dos alunos de 8º ano da Escola Estadual Marli Raia Reis, que estiveram no parque para uma atividade educacional do Programa PEPTA (Programa Municipal de Educação Patrimonial, Turística e Ambiental).

O Parque Oriental, localizado na Rua Major Cardim, 3100, no bairro Estância Noblesse, tem se consolidado como um dos principais pontos turísticos da cidade, atraindo visitantes em busca de lazer, contemplação e práticas esportivas. Com a nova trilha, o espaço ganha mais um atrativo que reforça o compromisso de Ribeirão Pires com o turismo sustentável.

Para os organizadores, a Trilha do Tapiá representa um passo importante na valorização do meio ambiente e no estímulo a hábitos saudáveis. “A proposta é incentivar o contato direto com a natureza, despertando nos visitantes um olhar mais atento para a preservação da nossa biodiversidade”, destacou um representante da Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Habitação, Temistocles Cristofaro.

Com a inauguração da Trilha do Tapiá, Ribeirão Pires reafirma seu potencial como destino turístico voltado à natureza, oferecendo experiências acessíveis e enriquecedoras para a população e visitantes da região.

Tags:educaçãoinauguraçãolazermoradoresparque orientalpopulaçãoprefeituraribeirão piresTrilha do Tapiá

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior PMs Força Tática prende envolvido em assalto a policiais de São Bernardo
Próximo artigo Marcelo Lima e Sandra do Leite Vereadora Sandra do Leite é nomeada secretária da Mulher de São Bernardo

Últimas notícias

Serão ofertadas 200 vagas em quatro cursos diferentes, sendo três bacharelados e um de graduação tecnológica, totalmente gratuitos
Inscrições para a Faculdade Municipal de São Bernardo começam nesta terça-feira
07/07/2025
Festival do Chocolate de Ribeirão Pires traz edição especial de 20 anos com foco no comércio
Festival do Chocolate de Ribeirão Pires traz edição especial de 20 anos com foco no comércio
07/07/2025
Homem acusado de tirar a vida de rapaz é preso em Mauá
Homem acusado de tirar a vida de rapaz é preso em Mauá
08/07/2025
prefeito Tite Campanella (PL) enalteceu a parceria institucional e garantiu que os recursos serão aplicados em áreas prioritárias
Câmara de São Caetano devolve mais R$ 2 milhões à Prefeitura
07/07/2025
Em São Bernardo, UPA do Riacho Grande passa a contar com pediatra
Em São Bernardo, UPA do Riacho Grande passa a contar com pediatra
07/07/2025

Recomendadas

Braskem e Coletivo Nasa celebram formatura de catadores e artesãs do Jd. Alzira Franco
Santo AndréCidades

Braskem e Coletivo Nasa celebram formatura de catadores e artesãs do Jd. Alzira Franco

07/07/2025
Operação "Sono Tranquilo" em Sto.André resulta na remoção de 17 Veículos, entre eles oito motos e 26 multas.
Santo AndréCidades

Operação “Sono Tranquilo” em Sto.André resulta na remoção de 17 Veículos e 26 multas

07/07/2025
Ana Hickmann pede orações por Guedes após diagnóstico de câncer: "Fé e certeza na cura"
São PauloCultura e LazerDestaque 1

Ana Hickmann pede orações por Guedes após diagnóstico de câncer: “Fé e certeza na cura”

07/07/2025
Emilly Silva é eleita Princesa do Chocolate 2025
Ribeirão PiresCultura e LazerDestaque 2

Emilly Silva é eleita Princesa do Chocolate 2025

07/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?