Prefeitura de Mauá realiza Feirão do Emprego com 2 mil vagas
Foram atendidas mais de 3.000 pessoas — aproximadamente 700 delas inicialmente tiveram o currículo ou perfil aprovados e foram encaminhadas para entrevistas
Foram atendidas mais de 3.000 pessoas — aproximadamente 700 delas inicialmente tiveram o currículo ou perfil aprovados e foram encaminhadas para entrevistas
A Prefeitura de Mauá realizou o ‘Feirão do Trabalho, Emprego e Renda de Mauá’ nesta sexta-feira (27/05), das 9h às 13h, no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel — Rua Fábio José Delpoio, 123, Vila Noêmia (entrada pelo estacionamento de funcionários da Prefeitura). Mais de 50 empresas participaram do feirão, oferecendo cerca de 2.000 oportunidades de trabalho. Foram atendidas mais de 3.000 pessoas — aproximadamente 700 delas inicialmente tiveram o currículo ou perfil aprovados e foram encaminhadas para entrevistas. O evento reuniu mais de 50 empresas e ofertou 2.360 oportunidades de trabalho.
As filas eram grandes e algumas pessoas reclamaram da demora no atendimento. Uma pessoa Rafaela D. Soares da Silva disse ter chegado por volta das 7h, pegou uma senha de número 1.400 e por volta das 13h30 foi dispensada porque não tinha ensino médio. Para ela, deveria ter tido uma ampla divulgação para evitar esse tipo de problema e ela aguardar por tanto tempo, mas não conseguir fazer o cadastro.
A munícipe Andreia Aparecida Bezerra Vasconcelos, 50 anos de idade, elogiou a variedade de empresas e funções. “Essa iniciativa é boa porque se não tiver uma vaga para a área que a gente quer, eles podem indicar uma outra opção”, disse a trabalhadora. Andreia está desempregada há quase um ano e busca um cargo como ajudante de produção.
Os candidatos às vagas passavam por triagem e, na sequência, eram encaminhados aos recrutadores das empresas que ofereciam vagas compatíveis com o perfil de cada profissional. Foi o caso de Isabella Brandão, 18 anos. A moradora do Parque das Américas pretende cursar Administração no ensino superior e busca uma oportunidade no mercado de trabalho para custear os estudos. “Tento uma vaga como Jovem Aprendiz. Já me inscrevi e agora é esperar. Estou otimista”, contou.
O perfil dos trabalhadores presentes ao feirão era bastante diverso. Passaram pelo evento pessoas jovens e experientes de diversas regiões da cidade e de municípios vizinhos, profissionais com variados níveis de escolaridade e interessados em trabalhar em diferentes funções. Paulo Simão de Oliveira, 38 anos, é um exemplo disso. Ele, que sempre morou em Mauá, está ansioso por uma recolocação profissional. “Estou desempregado há 3 meses e não posso ficar parado. Não quero depender de seguro desemprego, nem da ajuda de familiares. Sou operador de máquinas, tenho cursos. Procuro algo na área da indústria metalúrgica, mas não vou recusar emprego em lugar nenhum”, disse.
O ‘Feirão do Trabalho, Emprego e Renda de Mauá’ foi realizado no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, das 9h às 13h — todos os munícipes que chegaram até esse horário foram atendidos. A fila começou a se formar no fim da noite anterior, ainda na quinta-feira (26/05).
A ação faz parte do programa ‘Emprega Mauá’ e é realizada pela Secretaria de Trabalho e Renda. Além do evento, a Prefeitura de Mauá conta com o CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda), órgão público que oferece intermediação de mão de obra. Toda semana, o site e as páginas oficiais da Prefeitura divulgam o ‘Painel de Vagas’ com as oportunidades disponíveis para trabalhadores a fim de um novo emprego. O CPTR fica na Rua Jundiaí, 63, Bairro da Matriz. O telefone para contato é o (11) 4512-7779.