VOLTAR
  • Cidades

Prefeitura de Diadema realiza Parada do Orgulho 60+

 Evento teve como objetivo promover a valorização do idoso

  • Prefeitura de Diadema realiza Parada do Orgulho 60+ para valorizar pessoa idosa.
    Foto: Divulgação/PDA-Mauro Pedroso
  • Por: Redação
  • Publicado em: 01/10/2019
  • Compartilhar:

 Evento teve como objetivo promover a valorização do idoso

 

Prefeitura de Diadema realiza Parada do Orgulho 60+ para valorizar pessoa idosa. Foto: Divulgação/PDA-Mauro Pedroso

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), realizou nesta terça-feira (01/10), a Parada do Orgulho 60+. O objetivo do evento foi promover a valorização do idoso.

“A população idosa está crescendo e a construção de uma cidade para todas as idades é muito importante. A Prefeitura vem desenvolvendo diversas ações para os idosos. Na última semana, tivemos o Agita Idoso. Além disso, a SASC oferece seis serviços de convivência na cidade com atendimento durante todo o ano”, ressaltou a secretária interina da SASC, Caroline Rocha.  “A Parada do Orgulho 60+ vem para promover a quebra de preconceitos etários e para mostrar que é possível ter um envelhecimento ativo e saudável”, concluiu.

A atividade teve início com uma carreata da Praça dos Emancipadores até o Teatro Clara Nunes onde os idosos foram recebidos com a Bateria da Unifesp e pelo Circo Escola. No saguão, o público de aproximadamente 200 pessoas teve a oportunidade de ver a Mostra Cultural com trabalhos desenvolvidos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Além disso, a Parada do Orgulho 60+ contou com uma palestra sobre senilidade e longevidade com o cardiologista e coordenador da Clínica Médica do Hospital Municipal de Diadema, Bruno Volpato.

Durante a palestra, o médico falou sobre a importância de aceitar o envelhecimento como um processo natural. “Falar de longevidade  é falar da importância do saber envelhecer, desmistificar a terceira idade e trazer consciência que se pode viver bem durante essa fase da vida”, disse Bruno Volpato.

Santina Dias, 76 anos, frequentadora do Centro de Convivência Municipal do Idoso (CCMI), elogiou o evento e aprovou a ação. “Eu gostei muito de andar no carro de bombeiros. O Orgulho 60+ é ótimo porque lembra que a gente pode fazer qualquer coisa, mesmo já estando na terceira idade” conta.

“Até década de 90, a expectativa de vida era de 65 anos, hoje esse número passa de 75. Além disso, temos a consciência que não basta apenas viver muito. É necessário também viver bem. Por isso, a celebração desse dia é importante, mas as oportunidades que essa população recebe são ainda mais relevantes”, explicou o gerontólogo e coordenador do CCMI, Tiago Ordonez.

Outras ações

Diadema conta com seis Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos. Um deles é o Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) que oferece diversas oficinas como tricô, crochê, pintura em tecido, pintura de tela, patchwork (trabalho com retalhos), dança cigana e do ventre, zumba, carimbó e também atividades como tênis de mesa, ginástica com treino funcional e dominó.

Para participar desses serviços, os interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Em 2018, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, recebeu o Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso. Esta é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo incentivar os municípios no desenvolvimento de ações que promovam a qualidade de vida dos idosos, premiando com uma certificação os que cumprirem progressivamente as etapas.

Além disso, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com horário matutino e vespertino é uma das novidades da Secretaria de Educação neste ano para o público idoso. Grande parte dos idosos encontra dificuldades para estudar no período da noite, motivo pelo qual a Prefeitura de Diadema atendeu uma demanda do Conselho Municipal do Idoso para atender este público.

Outra novidade é a Universidade Aberta às Pessoas Idosas (UAPI), da Unifesp, que atende 55 idosos do município.