VOLTAR
  • Política

Prefeitos do ABCD voltam a recomendar uso de máscara em local fechado

Assembleia ocorreu na manhã desta terça-feira por videoconferência e envolve as sete cidades

  • Prefeitos do ABCD voltam a recomendar uso de máscara.
    Foto: Divulgação/PDA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/06/2022
  • Compartilhar:

Assembleia ocorreu na manhã desta terça-feira por videoconferência; diferentemente das outras seis cidades, Diadema obriga o uso

uso de márcara por adolescentes de Diadema

Prefeitos do ABCD voltam a recomendar uso de máscara. Foto: Divulgação/PDA

A Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em reunião extraordinária por videoconferência nesta terça-feira (07/06), os prefeitos voltaram a recomendar a recomendar o uso de máscaras nos ambientes fechados.

Diferentemente das demais, a Prefeitura de Diadema já optou pela obrigatoriedade e não pela recomendação da utilização do equipamento de proteção em prédios públicos, sejam em áreas abertas ou fechadas.

“A recomendação dos prefeitos será reavaliada pelo colegiado de prefeitos, observando a evolução da pandemia na região, na próxima semana ou extraordinariamente, caso necessário”, informou o Consórcio  por meio de nota.

Uso obrigatório

A Prefeitura de Diadema publicou em 3 de junho decreto municipal 8.154, sobre implementação de medidas restritivas para conter o avanço da pandemia pelo coronavírus na cidade. O decreto recomenda o uso de máscaras em espaços privados de uso comum e torna obrigatória a utilização do equipamento de proteção em prédios públicos, sejam em áreas abertas ou fechadas.

O documento ainda prevê a obrigatoriedade em estabelecimentos como meios de transporte público de passageiros, incluindo terminais de ônibus e estações de trem, locais destinados à prestação de serviços de saúde e quaisquer espaços das escolas. Equipamentos públicos culturais e esportivos entram na regra da obrigatoriedade do uso da máscara.

Os protocolos sanitários, como higienização das mãos e uso de álcool gel, devem ser respeitados em atividades públicas ou privadas.

Em caso de descumprimento do decreto, haverá aplicação de multas e implementação das demais medidas cabíveis, como a interdição e o fechamento pelos órgãos municipais de vigilância sanitária ou pelas autoridades policiais, inclusive a Guarda Civil Municipal, na forma da lei.

As novas normas passam a vigorar a partir desta sexta-feira, com a publicação do decreto. A íntegra da norma está disponível na edição extraordinária do Diário Oficial desta sexta-feira, que pode ser consultada no seguinte link: http://diariooficial.diadema.sp.gov.br/

O uso de máscara já era obrigatório e continua em escolas, serviços de saúde e transporte público de passageiros, incluindo terminais de ônibus da cidade.

São Bernardo: Primeira a recomendar

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, foi o primeiro a recomendar a volta do uso da máscara na Região do ABCD. Em live realizada no dia 19 de maio, o chefe do Executivo informou que, devido ao aumento de casos de Covid-19, o uso de máscaras é recomendado a toda população em espaços públicos. A iniciativa segue orientação do Comitê de Combate ao Coronavírus do município e tem caráter preventivo, diante da projeção de nova alta de casos.

O prefeito José Auricchio Júnior, de São Caetano, também fez decreto com recomendação na cidade, principalmente nas escolas. Desde a última quinta-feira (30/05), alunos e professores têm de usar a proteção facial nas unidades de ensino.

Em Santo André também houve recomendação para o estudantes usarem máscaras.