VOLTAR
  • Cidades

Prefeitos do ABCD vão suspender transporte público a partir do dia 29

Iniciativa faz parte de medidas para coibir disseminação do coronavírus 

  • Prefeitos recuam e ônibus não vão mais parar dia 29 no ABCD.
    Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 18/03/2020
  • Compartilhar:

Iniciativa faz parte de medidas para coibir disseminação do coronavírus

 

 

Iniciativa de prefeitos do ABCD para suspender circulação de ônibus faz parte de medidas para coibir disseminação do coronavírus . Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima

 

Em assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada nesta na manhã quarta-feira (18/03), que reuniu os prefeitos dos sete municípios que compõem a região, fica determinada a suspensão temporária do Transporte Público municipal.

A interrupção do serviço será gradativa, até o dia 28 de março. A partir do dia 29 de março, a suspensão passa a ser total, por período indeterminado. A medida faz parte de um esforço regional para conter o avanço do novo Coronavírus (Covid-19), que configura pandemia. A decisão do Consórcio Intermunicipal tem o objetivo de minimizar danos à população e preservar vidas no Grande ABC.

A medida integra um esforço regional para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19), com o objetivo de minimizar danos à população e preservar vidas nas sete cidades da região.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, ressaltou que a atitude é drástica, mas entendida pelos sete prefeitos como necessária para a proteção dos cidadãos.

“Mais uma vez o Consórcio ABC se mostra referência em atuação de prefeituras de forma colegiada. O objetivo desta decisão é minimizar os deslocamentos da população, assim como a circulação de pessoas, que devem evitar sair de casa e evitar aglomerações”, afirmou Maranhão.

Conforme estimativa do Consórcio ABC, serão suspensas, ao todo, e de forma gradativa, aproximadamente 200 linhas. Por dia, são aproximadamente 500 mil passageiros. Cada município está disponibilizando sua estrutura para atender as demandas dos profissionais de saúde e segurança.

A entidade regional informou a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos (STM) sobre a decisão e solicitou ações preventivas da pasta também em relação às linhas intermunicipais de ônibus e à circulação de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na região, visando à proteção da população diante da pandemia de Covid-19.