VOLTAR
  • Política

Prefeitos do ABCD se reúnem com governador e apresentam demandas

Consórcio Intermunicipal entregou principais reivindicações das sete cidades durante agenda no Palácio dos Bandeirantes

  • Prefeitos do ABCD se reúnem com governador e apresentam demandas .
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 17/06/2021
  • Compartilhar:

Consórcio Intermunicipal entregou principais reivindicações das sete cidades durante agenda no Palácio dos Bandeirantes

Prefeitos do ABCD se reúnem com governador e apresentam demandas . Foto: Divulgação

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC apresentou, nesta quinta-feira (17/o6), demandas das sete cidades ao Governo do Estado. Em reunião no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria e o vice-governador Rodrigo Garcia receberam os sete prefeitos do ABCD para discutir projetos e iniciativas em benefício da região.

A pauta do encontro incluiu temas regionais como o BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) que vai ligar o Grande ABC à Capital, a construção do Piscinão Jaboticabal, apontado como a principal obra de combate às enchentes na região, a situação dos hospitais estaduais e a manutenção da Avenida dos Estados, que liga São Caetano do Sul com a Capital até Mauá, passando por Santo André, além de reivindicações individuais dos municípios.

Participaram da reunião o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, e os prefeitos de São Bernardo do Campo, Orlando Morando; de São Caetano do Sul, Tite Campanella; de Diadema, José de Filippi Júnior; de Mauá, Marcelo Oliveira; de Ribeirão Pires, Clovis Volpi; e de Rio Grande da Serra, Claudinho da Geladeira, além do secretário-executivo da entidade regional, Acacio Miranda.

Também acompanharam o encontro os secretários estaduais de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e da Casa Civil, Cauê Macris.

O presidente do Consórcio disse sobre e o trabalho em conjunto que tem sido desenvolvido por todos os prefeitos da região, assim como a disponibilidade de reunir as principais demandas das sete cidades. “Apresentamos demandas históricas da nossa região. O Governo do Estado tem dado atenção às sete cidades como há muito tempo não se via, o que nos permite mostrar com mais ênfase à nossa população como esse tipo de parceria é importante”, afirmou Paulo Serra.

O prefeito Orlando Morando disse ter pedido prioridade no avanço do Piscinão Jaboticabal e do BRT ABC, que estão sendo executados pelo Governo do Estado e que vão beneficiar diretamente os moradores de São Bernardo. Somente o BRT ABC deverá transportar cerca de 115 mil passageiros por dia quando concluído, no final de 2022. O projeto contará com 18 quilômetros de via expressa, 20 paradas, três terminais e uma frota de 82 ônibus elétricos articulados, conectando São Bernardo à Capital em 40 minutos.

 

Já o piscinão Jaboticabal será construído próximo ao km 13 da Rodovia Anchieta, entre os ribeirões dos Couros e dos Meninos, em território pertencente à cidade de São Paulo, na divisa entre São Bernardo e São Caetano. Quando concluído, o piscinão deve ocupar área de 166,9 mil metros quadrados e ter capacidade para absorver 900 mil metros cúbicos de água, sendo o maior do Brasil. Cerca de 500 mil moradores das três cidades são diretamente beneficiados.

 

“Foi uma conversa muito produtiva, onde pudemos expor o que esperamos do governo estadual em relação aos projetos em andamento no ABC. Também pudemos agradecer todo o empenho que o Estado tem tido, principalmente, em relação à área da Saúde neste momento de pandemia”, afirmou  o prefeito Orlando Morando.

O prefeito Tite Campanella também destacou a questão do BRT. “Estamos participando efetivamente das discussões sobre as obras do Piscinão Jaboticabal e do BRT. São duas obras fundamentais quando pensamos no progresso de São Caetano. A primeira contribuirá muito no combate às enchentes, um problema histórico. Já a segunda impactará de forma muito positiva na qualidade de vida da nossa população, oferecendo ligação direta com o Metrô da Capital”, afirmou Tite Campanella.

O governador Doria também ressaltou a importância da união das sete cidades por meio do Consórcio ABC. “Essa é uma forma correta, moderna e eficiente de valorizar e aumentar a força dos municípios”, disse João Doria.