VOLTAR
  • Política

Prefeitos do ABCD pedem ao Estado abertura imediata de 110 leitos de UTI

Entidade regional apresentou levantamento dos leitos necessários para atendimento à Covid-19 nas sete cidades

  • Estado de SP abre 756 novos leitos, sendo 70 na região do ABCD.
    Foto: Divulgação/Helber Aggio
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 02/03/2021
  • Compartilhar:

Entidade regional apresentou levantamento dos leitos necessários para atendimento à Covid-19 nas sete cidades

Prefeitos do ABCD pedem ao Estado abertura imediata de novos leitos de UTI. Foto: Divulgação/Helber Aggio

 

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC entregou ao Governo do Estado um levantamento dos leitos necessários para o atendimento à Covid-19 nas sete cidades, como forma de estruturar a saúde e evitar um colapso no sistema de saúde da região. Em ofício, a entidade regional afirma que o Grande ABC apresenta capacidade física para a abertura imediata de mais 110 leitos.

O documento aponta que a região do Grande ABC apresenta o maior complexo de atendimento de UTI do estado, atualmente em 33,1 leitos UTI por 100 mil habitantes e que, além de não desmobilizar seus leitos ao longo de 2020, ampliou o número de unidades a partir de outubro de 2020, tornando a região um desafogo, inclusive, para cidades de outras regiões.

O estudo foi entregue pelo presidente da entidade regional e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ao vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, representando o governador João Doria.

“Vamos focar na ampliação de leitos de UTI para atravessarmos os próximos 15 dias, período delicado de pandemia, sem deixar a nossa gente desassistida. Há um grande esforço das sete cidades para garantir as condições necessárias, salvar vidas e minimizar danos”, destacou Paulo Serra.