VOLTAR
  • Política

Prefeitos do ABCD estão satisfeitos, mas cautelosos sobre abertura de comércio

Sete municípios iniciaram estudos de protocolos para novas flexibilizações e farão uma avaliação até a próxima sexta-feira (03/07)

  • Novo mapa atualizado com a situação das regiões do estado no Plano São Paulo de flexibilização da quarentena. ABCD passou para a amarela —
    Foto: Divulgação/Governo de SP
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/06/2020
  • Compartilhar:

Sete municípios iniciaram estudos de protocolos para novas flexibilizações e farão uma avaliação até a próxima sexta-feira (03/07)

 

Novo mapa atualizado com a situação das regiões do estado no Plano São Paulo de flexibilização da quarentena. ABCD passou para a amarela — Foto: Divulgação/Governo de SP


Os prefeitos do Grande ABC receberam com satisfação e cautela a reclassificação pelo Governo do Estado da região no Plano São Paulo, que trata da reabertura gradual da economia. O avanço de fase foi pauta de assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada por meio de videoconferência.

O ABCD passou da fase 2 (faixa laranja, de controle), que permite eventuais aberturas, para a fase 3 (amarela, de flexibilização), com maior liberação de atividades. A abertura será a partir de 6 de julho.

Durante a assembleia do Consórcio ABC, os prefeitos reconheceram que o avanço da região é fruto da efetividade do trabalho conjunto realizado pelas sete prefeituras para ampliar o número de leitos reservados ao novo coronavírus (Covid-19) e de testes, assim como a compra de aproximadamente 14 milhões de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de limpeza para as equipes de saúde dos municípios.

Os governantes municipais também apontaram que é necessário manter a cautela e acompanhar os números nos próximos dias para não haver nenhum retrocesso, assim como reiteraram a importância de a população continuar colaborando com o isolamento social e protocolos sanitários.

Além disso, os prefeitos reafirmaram que o entendimento das sete prefeituras é de que a região deve seguir as mesmas diretrizes da cidade de São Paulo, devido à proximidade da região com a metrópole. Desta forma, assim como a capital, os sete municípios iniciarão estudos de protocolos para novas flexibilizações e farão uma avaliação até a próxima sexta-feira (03/07).

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, ressaltou que o trabalho conjunto tem sido fundamental para o enfrentamento da pandemia na região, assim como a colaboração da população ao seguir as medidas para evitar o contágio e a propagação do coronavírus.

“Estamos muito felizes com o avanço da nossa região, que passou da fase laranja para a amarela do no Plano São Paulo, fruto do trabalho árduo dos sete prefeitos ao longo da pandemia. Seguiremos a capital no planejamento da reabertura de serviços e queremos contar com o apoio da população para cumprir o isolamento social, saindo de casa somente quando for necessário, e seguir as medidas de higiene e o uso correto de máscaras”, afirmou Maranhão.