VOLTAR
  • Política

Prefeito Orlando Morando transfere gabinete para Chácara Silvestre

Casarão, que no passado foi residência de veraneio da família Simonsen, será usado provisoriamente pelo chefe do Executivo, durante obras de acessibilidade no Paço O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, apresentou na manhã desta quarta-feira (21/12) seu novo local de trabalho no casarão do Parque Chácara Silvestre, localizado no bairro Nova Petrópolis. Patrimônio tombado […]

  • Prefeito Orlando Morando transfere gabinete para Chácara Silvestre.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/12/2022
  • Compartilhar:

Casarão, que no passado foi residência de veraneio da família Simonsen, será usado provisoriamente pelo chefe do Executivo, durante obras de acessibilidade no Paço

prefeito Orlando Morando na Chácara Silvestre

Prefeito Orlando Morando transfere gabinete para Chácara Silvestre. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, apresentou na manhã desta quarta-feira (21/12) seu novo local de trabalho no casarão do Parque Chácara Silvestre, localizado no bairro Nova Petrópolis. Patrimônio tombado da cidade, a estrutura será usada como gabinete provisório do chefe do Executivo, durante as obras de implantação de acessibilidade, já em andamento no Paço Municipal. A secretaria de Coordenação Governamental, chefiada por Humberto Rodrigues da Silva, também ficará instalada no endereço pelos próximos 90 dias.

Atualmente, o Parque Chácara Silvestre também está em reforma, com previsão de conclusão e reabertura ao público em fevereiro de 2023. O local está recebendo investimento de cerca de R$ 3 milhões, em parceria com a iniciativa privada, por meio contrapartida formal que foi viabilizada junto ao grupo Bem Barato. As obras envolvem a recuperação de áreas danificadas, além de melhorias no parque, como instalação de portal de acesso, troca da comunicação visual, pintura, construção de centro de treinamento canino – para atuação da Polícia Militar –, implantação de iluminação em LED, playground inclusivo e totem “Eu Amo SBC”.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, após a conclusão das intervenções, a expectativa é que o local fique aberto para visitação do público como forma de preservar e promover a importância histórica e arquitetônica do local. “A ideia é manter um espaço para atividades oficiais da Prefeitura. Queremos dar uma vida mais ativa a este espaço, que ficará aberto para visitações monitoradas, trazendo para a população a memória da história de São Bernardo”, destacou.

O casarão da Chácara Silvestre é patrimônio histórico municipal, tendo sido tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo (Compahc-SBC) em 1987, por meio da Lei nº 2.611, de 18/06/84 e do Decreto nº 8.674, de 16/01/87.

Orlando Morando e Thaís Santiago

Orlando Morando e a secretária de Comunicação Thaís Santiago durante , apresentação à imprensa do novo local de trabalho no casarão do Parque Chácara Silvestre. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

HISTÓRIA

Construída entre 1932 e 1935, a antiga propriedade de veraneio da família Simonsen vincula-se à história da cidade pela atuação de Wallace Cockrane Simonsen em prol da emancipação de São Bernardo do Campo, que ocorreu em 1945. Mais tarde, Wallace Simonsen se tornou o primeiro prefeito da cidade, governando a cidade entre 1945 e 1947. O local tem importância histórica e arquitetônica, como marco da arquitetura residencial da elite dos anos 1930, com forte influência do estilo europeu, presente no destaque dado às vigas da fachada principal.

RETROSPECTIVA

O anúncio da mudança foi feito durante coletiva de imprensa para apresentação das principais ações realizadas pela Prefeitura ao longo de 2022. Entre os destaques está a entrega do Hospital da Mulher e o anúncio da construção do Hospital Municipal de Olhos (HMO), o avanço dos programas Mais Luz, Asfalto Novo e A Casa É Minha, além da entrega do novo viário que faz a ligação entre a Avenida Prestes Maia à Anchieta e da segunda unidade do Bom Prato no bairro Assunção, entre outros.