VOLTAR
  • Esporte

Prefeito Orlando Morando entrega novo Complexo Aquático do Baetão

Equipamento passará a contar com duas piscinas com moderno sistema de aquecimento e beneficiará 3 mil pessoas

  • Complexo Aquático foi inaugurado nesta segunda feira pelo prefeito Orlando Morando e atenderá 3 mil pessoas.
    Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin
  • Por: Redação
  • Publicado em: 04/02/2020
  • Compartilhar:

Equipamento passará a contar com duas piscinas com moderno sistema de aquecimento e beneficiará 3 mil pessoas

 

Complexo Aquático foi inaugurado nesta segunda feira pelo prefeito Orlando Morando e atenderá 3 mil pessoas. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

 

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, inaugurou nesta segunda-feira (03/02) o novo Complexo Aquático do Estádio Municipal Giglio Portugal Pichinin, conhecido popularmente como o Baetão. Totalmente revitalizado, o espaço passou a contar com duas piscinas com moderno sistema de aquecimento a gás e trocadores de calor, sendo uma semi-olímpica para treinamento de natação e competições, além de outra para recreação e hidroginástica, com capacidade para atender aproximadamente 3 mil pessoas por mês. A reabertura do equipamento ocorre seis anos após o espaço ser fechado pela antiga gestão.

Além da reforma completa das piscinas, foram construídos novos vestiários, sanitários, bem como salas para professores, fisioterapia e atendimento médico. As intervenções no local incluíram ainda a implantação de área externa com espaço de convivência e academia ao ar livre. Foi realizada também a substituição completa do telhado e a instalação de iluminação de LED, o que proporcionará melhor conforto com maior economia.  A obra teve um custo total de R$ 1.755.447,93.

“Nós herdamos esse complexo completamente abandonado. Tentamos recuperar de todas as formas o contrato que a Prefeitura tinha com o governo federal, após a antiga empresa falir, mas após não obtermos sucesso decidimos executar a obra com recursos próprios, honrando um compromisso com a nossa população”, afirmou o chefe do Executivo. “Com essa entrega, o complexo passa a atender crianças e adultos e até idosos, proporcionando mais qualidade de vida para nossa população”.

A cerimônia de entrega do complexo foi acompanha pelo vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, do secretário de Esporte e Lazer, Alex Mognon, do diretor de Esportes, Maurício Cardozo, além de vereadores e frequentadores do complexo esportivo.

Primeira mulher do País a conquistar uma medalha de ouro em um Campeonato Mundial de Natação (tanto o de piscina longa, quanto o de piscina curta) e em Jogos Pan-Americanos, a nadadora Etiene Medeiros também prestigiou o evento, ao lado da paratleta Regiane Nunes, também medalhista na disputa de Natação nos Jogos Parapan-Americanos.

ATIVIDADES – Com a revitalização do espaço concluída, cerca de 3.000 alunos passarão a utilizar o espaço já na próxima semana para praticar aulas de natação e hidroginástica. Todos os alunos realizaram inscrição para as atividades no mês de janeiro.

Caso da aposentada Sueli Dessa de Carvalho, 61 anos, que celebrou a revitalização do Complexo Aquático. “O espaço ficou lindo, tudo novo e moderno. Para nós moradores é uma conquista enorme já que agora contamos com mais um equipamento ara natação e hidroginástica”, destacou.

Na avaliação do secretário de Esporte e Lazer, Alex Mognon, com a reabertura do Complexo Aquático do Baetão ampliará a oferta de vagas para práticas esportivas na cidade. “Apenas em natação e hidroginástica chegaremos a marca de 4.000 alunos com a reabertura das piscinas do Baetão. Sem dúvida, essa é uma das principais obras entregues nos últimos três anos na área de Esporte”.