VOLTAR
  • Cidades

Prefeito Orlando Morando entrega inspetoria da GCM

Instalação é o 9º equipamento de Segurança entregue nesta gestão; local contará com 150 agentes para reforço da vigilância na região

  • Prefeito Orlando Morando entrega o 9º equipamento de Segurança entregue nesta gestão; local contará com 150 agentes de segurança.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 15/06/2020
  • Compartilhar:

Instalação é o 9º equipamento de Segurança entregue nesta gestão; local contará com 150 agentes para reforço da vigilância na região

Prefeito Orlando Morando entrega o 9º equipamento de Segurança entregue nesta gestão; local contará com 150 agentes de segurança. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

 

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou na última sexta-feira (12/06) o 9º equipamento de Segurança Pública nesta gestão. Trata-se da inspetoria da Guarda Civil Municipal (GCM) do Centro, localizada no Paço Municipal, que vai reforçar o trabalho de vigilância e de combate ao crime na região. A unidade vai abrigar 150 guardas que antes ficavam alocados na secretaria de Segurança Urbana, também no Centro, além de 12 viaturas operacionais, dez bicicletas, quatro motos e duas bases móveis.

Com cerca de 300 metros quadrados, a instalação conta com banheiros, vestiário, sala de armas, cozinha, alojamentos, sala de instrução e preleção, academia, escritórios do inspetor, subinspetor, supervisores e administrativo, entre outras acomodações. Localizada em ponto estratégico, a inspetoria será responsável pelo policiamento de grandes eventos esportivos e culturais realizados no Paço Municipal, e de equipamentos situados nas adjacências, como o Estádio 1º de Maio, o Ginásio Poliesportivo, o Ginásio do Baetão, Parque da Juventude, e, em breve, da Fábrica de Cultura.

“Esta é uma forma de retribuirmos todo o trabalho que a GCM da nossa cidade tem desenvolvido na cidade, fiscalizando o cumprimento dos nossos decretos contra a Covid-19 e zelando pela nossa população. Já cumprimos o compromisso de equiparar o salário da guarda com o da Polícia Militar e renovamos os equipamentos usados pelos guardas, que estavam defasados há anos”, destacou o chefe do Executivo.

A inspetoria do Centro se soma a outras oito instalações de Segurança já entregues pela Administração desde 2017: a inspetoria da GCM no bairro Assunção, a inspetoria da Vila São Pedro, a base da guarda na Praça Lauro Gomes, a base localizada na Arena Olímpica São Bernardo, na Vila do Tanque, a Base da  Ronda Ostensiva Municipal (Romu) no Alves Dias, a corregedoria da guarda, no Centro, o almoxarifado do bairro Nova Petrópolis e o 1º Centro de Operações Integradas (COI) do Estado de São Paulo.

ESTRUTURA

Este último abriga as operações do Batalhão Especial da Polícia Militar (Baep), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), da Delegacia do Idoso e Guarda Civil Municipal. “Esta nova inspetoria vai melhorar ainda mais a sensação de segurança e o policiamento, especialmente no Centro. Serão rondas com bicicletas, viaturas operacionais e motos, o que, com certeza, vai coibir a criminalidade nesta região”, completou o secretário de Segurança Urbana, o Tenente Coronel Aparecido Chaves de Sousa.