VOLTAR
  • Espaço Pet

Prefeito Orlando Morando entrega canil do 6º Baep; Veja vídeos

Construção tem área total de 870 m2 e vai abrigar 15 policiais militares e 7 cães para reforço da segurança e do trabalho de investigação em todo o Grande ABC

  • Prefeito Orlando Morando entrega canil do 6º Baep.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 24/05/2023
  • Compartilhar:

Construção tem área total de 870 m2 e vai abrigar 15 policiais militares e 7 cães para reforço da segurança e do trabalho de investigação em todo o Grande ABC

entrega de canil

Prefeito Orlando Morando entrega canil do 6º Baep. Foto: Divulgação

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou nesta quarta-feira (24/05) as obras do novo canil do 6º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). Com área total de 870 m2, sendo 310 m2 de área de campo para treinamento, o espaço vai abrigar 15 policiais militares e 7 cães, que vão auxiliar no trabalho de apoio às operações especiais para órgãos de segurança, além de ações de combate ao tráfico e uso de entorpecentes.

O novo canil conta com sete boxes para cães, com espaço de banho, três boxes para cães em isolamento, depósito de ração e equipamentos, além de sala de procedimentos veterinário, treinamento e área administrativa. As obras foram realizadas pela Prefeitura, por meio da secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, com recursos da iniciativa privada provenientes de contrapartida.

“Tenho muita admiração pela Polícia Militar e este é mais um equipamento de segurança entregue à população. Precisamos destacar que este canil da PM não é apenas para São Bernardo, mas para a segurança dos quase 3 milhões de habitantes da nossa região. Tenho orgulho de saber que o nosso Baep, de todas as regiões do Estado, é o mais completo, porque ele também abriga a cavalaria e, agora, o canil”, declarou Orlando Morando, prefeito de São Bernardo.

Além do novo espaço, a Prefeitura de São Bernardo entregou em 2019, em parceria com o Governo do Estado, o 1º Centro de Operações Integradas (COI) de Segurança – que abriga o 6° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), a 1ª Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic), a Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso (DPPI) e a Guarda Civil Municipal (GCM) –, além das obras da nova Delegacia da Mulher (DDM), do 6º DP, do 4º DP, do GOE (Grupo de Operações Especiais da Policia Civil) e a reforma do 2º DP.

PEDIDO

Durante o evento, o prefeito de São Bernardo fez um apelo ao comando da Polícia Militar para que o grupamento aéreo da corporação volte ao Grande ABC. “Nosso heliponto está pronto para recebê-los. Estamos em um local estratégico, divisa com o litoral e em meio à mata atlântica, isso facilitaria também o patrulhamento nessas áreas”, acrescentou o chefe do executivo. “Essas ações em conjunto resultam em respostas contundentes à sociedade no que tange à segurança pública”, completou.

Presente na inauguração, a deputada Carla Morando destacou o trabalho de homens e mulheres agentes de segurança pública e destacou a aprovação, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, de projeto de lei para recomposição salarial das polícias militar e civil. “Quero agradecer a todos que fazem um grande esforço em cuidar da nossa segurança, que protegem toda a população do Estado de São Paulo”.

Prefeito Olrando Morando no Canil do Baep

Entrega de canil contou com a presença de várias autoridades, entre elas a deputada Carla Morando, vereadores e secretários da região. Foto: Divulgação/PSBC-Marcel Uyeta

O secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto fez questão de ressaltar a excelência do trabalho dos policiais e apoio prestado pelos cães da corporação. “Nosso intuito é que todas as forças de segurança trabalhem em conjunto. O canil tem histórico de ações na captura de criminosos, no policiamento em grandes eventos e também na caça ao tráfico de entorpecentes”.

Já o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Cássio Araújo de Freitas, fez questão de corroborar com as falas das autoridades, reforçando a ajuda mútua entre as corporações. “Nossos cães estão totalmente à disposição da Polícia Civil para as ações que precisarem, porque é isso que a população espera da gente, um trabalho em conjunto em prol da segurança de todos. Para mim é muito significativo estar aqui hoje. A população precisa saber que o cachorro é uma ferramenta também para salvar vidas”, disse o comandante que também fez uma homenagem à esposa de um policial que morreu durante ocorrência contra criminosos.

TREINAMENTO CÃES

Os sete cães que ficarão abrigados no canil foram doados por outros órgãos da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Os cães trabalham no máximo seis horas por dia e até completarem oito anos. Quando se aposentam, geralmente vão para as casas do policial que trabalhou com ele. Caso o animal tenha problemas de saúde ou de socialização, ele permanece no canil sendo bem tratado.

cães do canil do Baep

Cães que ficarão abrigados no canil foram doados por outros órgãos da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Foto: Divulgação/PSBX-Marcel Uyeta