VOLTAR
  • Cidades

Prefeito Orlando Morando entrega 147 escrituras no Jardim Jussara

Ao todo, 270 famílias que residem na região foram contempladas com o programa de regularização fundiária “A Casa é Minha”

  • Prefeito Orlando Morando entrega escrituras às famílias.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Redação
  • Publicado em: 14/12/2019
  • Compartilhar:

Ao todo, 270 famílias que residem na região foram contempladas com o programa de regularização fundiária “A Casa é Minha”

Prefeito Orlando Morando entrega escrituras às famílias do Jardim Jussara. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

 

Garantir a posse definitiva do seu imóvel, permitindo assim, segurança para toda sua família sempre foi o grande sonho da dona de casa Mariacelia Braga da Silva, 52 anos. Após anos de espera, neste sábado (14/12), a moradora do Jardim Jussara viu seu desejo se tornar realidade ao receber das mãos do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, uma das 147 escrituras que certificam o direito de posse de residências construídas no bairro. Ao todo, 270 famílias foram beneficiadas com a medida.

As entregas fazem parte do maior programa de regularização da história de São Bernardo, o “A Casa é Minha”, que tem por objetivo transferir a propriedade definitiva de moradias, com o registro no Cartório de Imóveis, àqueles que comprovarem a posse de fato e utilizarem a área para fins de moradia. No Jardim Jussara, cerca de R$ 150 mil foram investidos pela Prefeitura no processo para regularização dos imóveis.

“Todas as famílias contempladas hoje já eram proprietárias de seus imóveis, porém não tinham segurança jurídica disso, devido a falta do documento de posse. Com a entrega das escrituras, estamos dando essa segurança de que a titularidade de cada casa aqui construída pertence a esses moradores. E o mais importante, as famílias que moram no Jardim Jussara poderão deixar esses imóveis para seus filhos com tranquilidade, garantindo um futuro para eles”, afirmou o prefeito Orlando Morando durante a cerimônia de entrega dos certificados de posse.

O ato contou com presença do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, dos secretários João Abukater (Habitação) e Silvia Donnini (Educação), além de vereadores da base aliada, lideranças do bairro e moradores contemplados, como a dona de casa Maria do Socorro Geraldo da Silva, 50, que não escondeu a emoção de poder garantir aos seus dois filhos a titularidade do imóvel onde vivem. “Durante anos vivi com medo de perder minha casa. Agora posso respirar aliviada com a escritura em mãos”, desabafou.

SEGURANÇA

Se tornando de fato os proprietários dos imóveis, os mutuários têm garantido o acesso ao mercado formal de crédito e podem até comercializar suas casas ou transferi-las para seus herdeiros, entre outros benefícios.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Desde o início da atual gestão, quase 10 mil imóveis foram regularizadas em São Bernardo. Entre os núcleos beneficiados estão: Vila dos Poetas, Jardim Belas Artes, Vila Mariana, FEI-Mizuho, Conjunto Nova Baeta/Pai Herói, entre outros.