VOLTAR
  • Economia

Prefeito é recebido pela Toyota e metalúrgicos fazem passeata em S.Bernardo

Trabalhadores realizarão nova mobilização com a participação dos familiares em frente montadora a partir das 10h desta sexta-feira

  • Trabalhadores na Toyota fazem protesto, em São Bernardo, contra anúncio de fechamento da fábrica.
    Foto: Adonis Guerra/SMABC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/04/2022
  • Compartilhar:

Trabalhadores realizarão nova mobilização com a participação dos familiares em frente montadora a partir das 10h desta sexta-feira

manifestação de funcionários da Toyota

Trabalhadores na Toyota fazem protesto, em São Bernardo, contra anúncio de fechamento da fábrica. Foto: Adonis Guerra/SMABC

A Toyota do Brasil e o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, se encontraram nesta quinta-feira (07/04), seguindo filosofia de manter o diálogo aberto.

A Toyota reiterou sua decisão, e no melhor espírito de contribuição para as sociedades onde está inserida, concordou em discutir alternativas para o espaço onde está localizada a unidade fabril da empresa. Com isso, será aberta uma comissão para ampliar esse debate e buscar soluções.

“Respeitamos a história de São Bernardo do Campo e queremos contribuir para que a cidade encontre novos caminhos para gerar negócios e empregos”, acrescenta Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Passeata

trabalhadores da toyota durante passeata

Metalúrgicos fazem passeata no Centro de São Bernardo. Foto: Adonis Guerra/SMABC

Em plenária realizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC na manhã desta quinta-feira, os trabalhadores na Toyota decidiram sair em passeata da Rua Marechal Deodoro, principal rua de comércio de São Bernardo, até a Igreja Matriz, em protesto contra a decisão da empresa de fechar a planta da montadora na cidade.

Durante a reunião, os metalúrgicos também aprovaram a realização de uma outra mobilização com a participação dos familiares, em frente a Toyota nesta sexta-feira (08/04), a partir das 10h, e a paralisação das atividades.

“A Toyota se vende como uma empresa que honra seus compromissos, mas não está honrando o compromisso que assumiu com estes trabalhadores de que não iria fechar a fábrica”, afirmou o presidente do Sindicato, Moisés Selerges, durante manifestação dos trabalhadores.

O diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno, disse que a mobilização dos trabalhadores foi uma reafirmação da posição da entidade sindical para que a empresa abra uma mesa de negociação que discuta o futuro da fábrica. “A Toyota afirmou o tempo todo, inclusive provocada este ano, que manteria a planta de São Bernardo porque é uma fábrica lucrativa, estratégica e não tinha planos de encerramento da unidade”.

“ O que o Sindicato reivindica nesta manifestação é a suspensão da decisão da Toyota e abertura de uma mesa de negociação com o poder público, Sindicato e empresa sobre o futuro e manutenção da montadora e os empregos dos trabalhadores que aqui estão em mais um dia de luta. Queremos que nessa negociação a Toyota apresente os resultados da planta de São Bernardo. Para que tenhamos condições de negociar a partir de informações concretas”, prosseguiu o dirigente.

A planta de São Bernardo foi a primeira unidade da Toyota fora do Japão e conta com cerca de 580 trabalhadores.

Serviço

Mobilização dos trabalhadores em frente a Toyota
Endereço: Toyota Portaria 2 – Rua Max Mangels Senior, 1024 – Planalto, São Bernardo do Campo – SP
Data: sexta-feira, 8 de abril de 2022
Horário: a partir das 10h