VOLTAR
  • Variedades

Prearo e Auricchio lançam Centro de Inovação da USCS; Veja vídeos

Entre as parcerias com a Universidade estão o Sebrae, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Fundação do ABC, CIESPs, fintechs, ABC Valley e Instituto Butantan

  • Prearo e Auricchio lançam Centro de Inovação da USCS. Foto Divulgação/USCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 05/09/2023
  • Compartilhar:

Entre as parcerias com a Universidade estão o Sebrae, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Fundação do ABC, CIESPs, fintechs, ABC Valley e Instituto Butantan

Prearo e Auricchio

Prearo e Auricchio lançam Centro de Inovação da USCS. Foto Divulgação/USCS

O reitor da USCS, Leandro Prearo, e o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, assinaram na terça-feira (5/9) parceria para o início dos trabalhos do Centro Inova USCS para o Desenvolvimento Regional. O espaço do futuro equipamento será nas dependências do Campus Centro e o Inova USCS é fruto de projeto submetido, em 2022, à FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), tendo sido aprovado no segundo semestre de 2022 e assinado em 18 de julho deste ano.

“Este projeto será muito importante, com ações que nos aproximem de uma cidade inteligente, o que São Caetano já está concretizando em várias áreas. Por meio do Inova USCS, as startups que estarão trabalhando também terão esse viés de resolver problemas do governo com tecnologia e inovação. Com isso, vamos gerar empregos, fomentar a economia, tendo em vista que a ideia de um centro de inovação é a de melhorar a vida das pessoas”, explica Prearo.

“Temos aqui todo um modelo de governança necessário para que a gente tenha um centro de inovação exitoso, agora a questão é coordenar isso, tendo um resultado prático, que chegue, de fato, naqueles que estão na ponta do sistema, do trabalhador da indústria, da população mais carente que precisa de serviços de saúde, educação e segurança, a cidade como um todo precisa se desenvolver. Tenho a certeza de que todos aqui contribuirão no êxito desse programa”, afirma o prefeito Auricchio.

O projeto irá atuar em 4 verticais: Indústria 4.0 e suas necessidades de reconversão; Cadeia produtiva da saúde; Governo Inteligente e TI e Comunicação (TIC), de forma transversal as três anteriores. Além dessas, por meio da incorporação operacional do Hub USCS de Inovação, o Centro de Inovação também atuará com projetos da indústria criativa, educação e multimercado.

“O Centro de Inovação da USCS vai trabalhar com o conceito da criatividade com tecnologia, principalmente com as empresas, ajudando a sensibilizar seus funcionários para novas ideias e, a partir daí, contribuirmos para que essas ideias se concretizem”, explica a coordenadora do Centro, Maria do Carmo Romeiro, Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e Pró-reitora de Inovação em Ensino da USCS.

Para seu funcionamento, o Inova USCS tem o apoio de todos os cursos da USCS, além de parcerias, já firmadas, com instituições como: Sebrae, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Fundação do ABC, CIESPs, fintechs, ABC Valley e Instituto Butantan.

lançamento Inova USCS

Projeto irá atuar em 4 verticais: Indústria 4.0 e suas necessidades de reconversão; Cadeia produtiva da saúde; Governo Inteligente e TI e Comunicação (TIC). Foto: Divulgação/USCS