VOLTAR
  • Cidades

Praça de Atendimento da Prefeitura de Sto.André suspende atividades

População passa a ser atendida exclusivamente por telefone ou pela internet, como forma de prevenção ao novo coronavírus

  • População passa a ser atendida exclusivamente por telefone ou pela internet, como forma de prevenção ao novo coronavírus.
    Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 22/03/2020
  • Compartilhar:

População passa a ser atendida exclusivamente por telefone ou pela internet, como forma de prevenção ao novo coronavírus

População passa a ser atendida exclusivamente por telefone ou pela internet, como forma de prevenção ao novo coronavírus. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

 

Como forma de prevenir os servidores e a população por conta da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Santo André suspenderá a partir desta segunda-feira (23/03) as atividades da Praça de Atendimento, localizada no prédio do Executivo. A medida, que ficará em vigor por tempo indeterminado, vale também para todos os postos SIM (Sistema Integrado Municipal).

Os munícipes podem entrar em contato com a Prefeitura por meio dos telefones 0800 0191944 e 156, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento telefônico será realizado por cerca de 90 servidores do Departamento de Atendimento ao Cidadão (DAC), que trabalharão em sistema home office. Além disso, o munícipe encontra uma gama de serviços online no site da Prefeitura (www.santoandre.sp.gov.br).

Localizada no térreo 1 do prédio do Executivo, no Paço Municipal, a Praça de Atendimento da Prefeitura realizou mais de 33 mil atendimentos presenciais nos dois primeiros meses do ano.

A Prefeitura de Santo André tem se mobilizado para oferecer serviços digitais ao cidadão. O Departamento de Controle Urbano (DCUrb) adaptou 100% dos serviços para serem realizados virtualmente, pelo sistema Acto. Desta forma, não há necessidade do deslocamento até a Praça de Atendimento para abertura de serviços para as áreas de aprovação, uso do solo e fiscalização.

A Sala do Empreendedor também está utilizando o sistema Acto para realizar atendimento técnico online. Desta forma, os empreendedores podem tirar digitalmente todas as dúvidas referentes à abertura, alteração e encerramento de empresas. Os serviços do Via Rápida Empresa (VRE) também passaram por adaptação para serem realizados pelo Acto a partir desta segunda-feira.

O Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR) tem orientado os trabalhadores a utilizarem de casa os serviços online do Emprega Brasil e Sine Fácil Trabalhador. Por meio das plataformas, que podem ser encontradas também em aplicativos de smartphones, os trabalhadores podem emitir a carteira digital de trabalho, solicitar o seguro desemprego, acessar o “Meu INSS”, além de buscar novas vagas de emprego.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) também suspenderá o atendimento presencial a partir desta segunda-feira na sede da autarquia. Serão atendidos somente os usuários que já agendaram suas solicitações. Dúvidas, informações e solicitações de serviços poderão ser feitas pelo telefone (115, 0800-4848115 ou 4433-9300), pelo Fale Conosco, pelos serviços online no site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br), ou ainda pelo Facebook da autarquia (www.facebook.com/SemasaSantoAndre).

Serviços não presenciais oferecidos pela Prefeitura:

Atendimento ao munícipe

– 0800 0191944 e 156, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Plantão de informações e dúvidas sobre o coronavírus

– 0800 4848 004

Ouvidoria da Saúde

– 0800 192300

Ouvidoria de Santo André

– 4437-1150 / ouvidoria@santoandre.sp.gov.br

Sabesp (água e esgoto)

– 195 ou 0800 011 99 11

Departamento de Engenharia de Tráfego (DET)

– 0800 770 3194

Iluminação Pública

– 0800 774 2100

Departamento de Controle Urbano / Sala do Empreendedor / Banco do Povo 

– Sistema Acto (app)

CPTER (Centro Público de Trabalho e Renda)

https://empregabrasil.mte.gov.br/

Atendimento relacionado a tributos

– ISS: Acessar Giss online pelo site http://portal.gissonline.com.br. Dúvidas pelo telefone 2175-1145 ou e-mails iss@santoandre.sp.gov.br, jessica.araujo@tecnogroup.com.br e priscila.borges@tecnogroup.com.br

– IPTU: iptu@santoandre.sp.gov.br

– ITBI: tributos@santoandre.sp.gov.br

– Dívidas: divida@santoandre.sp.gov.br

Gerência de Desenvolvimento Comunitário (aluguel social e núcleos habitacionais)

– Telefone: 4433-0440/0438

Procon

procon@santoandre.sp.gov.br ou pelos sites www.consumidor.gov.br e www.procon.sp.gov.br

Semasa

– Os agendamentos poderão ser realizados por telefone (115, 0800-4848115 ou 4433-9300), pelo Facebook do Semasa (www.facebook.com/semasasantoandre) ou pelo Fale Conosco, disponível no site da autarquia (www.semasa.sp.gov.br).

 

Para dúvidas sobre atendimento técnico de licenciamento ambiental, entrar em contato pelo e-mail geplan@semasa.sp.gov.br ou no telefone 4433-9969