VOLTAR
  • Variedades

Poupatempo renova RG de 352 idosos com mais de 100 anos

Entre os idosos que renovaram o RG nos postos de serviços está uma moradora de São Bernardo, de 102 anos

  • Moradora de São Bernardo, de 102 anos, procurou o Poupatempo para renovar RG.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 22/05/2018
  • Compartilhar:

 Entre os idosos que renovaram o RG nos postos de serviços está uma moradora de São Bernardo, de 102 anos

Moradora de São Bernardo, de 102 anos, procurou o Poupatempo para renovar RG. Foto: Divulgação

 

O Poupatempo, divulgou levantamento feito pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil de São Paulo no qual indica que 352 idosos com mais de 100 anos renovaram o RG nos últimos dois anos. Em 2017, foram 238, sendo que três deles nasceram em 1904 e completam 114 anos em 2018. No ano passado, foram 268 centenários atrás de novos documentos.

Maria José da Conceição Alves, de 102 anos, nascida em 27 de janeiro de 1916, em Frutal, Minas Gerais, esteve no Poupatempo de São Bernardo para renovar o RG. Ela estava acompanhada da bisneta Bruna e da filha Ivanete.

De acordo com o Poupatempo, em geral, os idosos precisam do documento de identificação atualizado, com menos de dez anos da data de expedição, para fazer a chamada ‘prova de vida’ no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), para continuar recebendo a aposentadoria. “Desde maio de 2012, o INSS passou a exigir renovação de senha e prova de vida dos aposentados e pensionistas que recebem o benefício por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético. Cerca de 30,7 milhões de beneficiários em todo o País foram convocados para comparecer à agência de recebimento portando documento de identificação com foto”, informou o Poupatempo.

Outro motivo que leva idosos a providenciar a segunda via do RG é a necessidade de resolver questões referentes a imóveis e instituições financeiras. Para evitar fraudes, bancos exigem documentos atualizados. Homens com mais de 70 anos e mulheres com mais de 60 são isentos da taxa de segunda via do RG, que é de R$ 38,55.