VOLTAR
  • Variedades

Poupatempo celebra 18 anos em São Bernardo em integração com a Prefeitura

Programa do Estado foi inaugurado em 2001 e faz 6,5 mil atendimentos diário na cidade

  • Programa do Estado foi inaugurado em 2001 e faz 6,5 mil atendimentos diário na cidade.
    Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 25/06/2019
  • Compartilhar:

 Programa do Estado foi inaugurado em 2001 e faz 6,5 mil atendimentos diário na cidade

 

poupatempo

Programa do Estado foi inaugurado em 2001 e faz 6,5 mil atendimentos diário na cidade. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

A cidade de São Bernardo celebrou, neste domingo (23/06), 18 anos de funcionamento do Poupatempo – programa do Governo do Estado, que foi idealizado pelo então governador Mário Covas (morto em 2001). A unidade, localizada na Rua Nicolau Filizola, nº 100, Centro, recuperou com a atual gestão da Prefeitura a incorporação dos serviços municipais, por meio do posto Atende Bem, e hoje concentra a marca de 6,5 mil atendimentos por dia, de segunda a sábado.

Na ocasião da inauguração, São Bernardo era apenas o 7º posto do Poupatempo, que, atualmente ultrapassa a marca de 70 unidades em diferentes regiões de São Paulo. Desde a sua inauguração, 52,3 milhões de pessoas passaram pela central de São Bernardo.

Durante a gestão anterior, os serviços de ordem municipal foram retirados do Poupatempo.  A mudança de estrutura feita pelo governo de Orlando Morando, objetivou, de acordo com a Prefeitura, unificar a oferta de serviços municipais, como emissão de 2ª via e parcelamento de débitos municipais, cadastro tributário municipal de empresas e autônomos, emissão de licenças e alvarás, entre outros.

 Em janeiro deste ano, espaço anexo da unidade registrou a chegada do primeiro Bom Prato Dia e Noite do Estado. O programa  oferece 1,5 mil almoços, 300 cafés da manhã e 500 jantares, de segunda a sexta-feira.

No mês passado, foi a vez do Poupatempo abrigar a primeira unidade descentralizada do ABCD da Farmácia de Alto Custo. O espaço foi adequado nas dependências do espaço.

O plano garante que cerca de 12 mil pacientes, moradores da cidade, que retiravam medicamentos na unidade do Mário Covas, passem a retirar os medicamentos dentro do município.

Em uma estrutura de 145 m², divididos em oito guichês, a Farmácia distribui 170 tipos de medicamentos (incluindo as fórmulas alimentares), indicados para 85 tipos de doenças, entre elas: Imunossupressores em Transplantes, Esquizofrenia, Parkinson, Esclerose Múltipla, entre outras.

 

poupatempo

Poupatempo, um programa do Estado, existe há 18 anos em São Bernardo e integra também serviços municipais. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin