Postos Poupatempo auxiliam trabalhadores em busca de emprego 

  Programa Escreve Cartas elabora currículos gratuitamente em cinco unidades  

 

poupatempo
Postos do Poupatempo ajuda na busca por empregos. Foto: Divulgação

 

A busca por ajuda na elaboração de currículos representa hoje aproximadamente 60% dos atendimentos prestados pelo projeto Escreve Cartas nos postos Poupatempo. O programa de voluntariado criado em 2001 já contabiliza mais de 412 mil atendimentos oferecidos a pessoa com dificuldades para ler e escrever. De janeiro a março deste ano, dos quase 7 mil serviços prestados pelo órgão, cerca de 4,5 mil foram para elaboração de currículos a trabalhadores em busca de uma nova colocação profissional.  

Inspirado no filme Central do Brasil, o Escreve Cartas conta com o trabalho de voluntários que atendem nas unidades do Poupatempo em São Bernardo, Itaquera e Santo Amaro, na capital paulista, Guarulhos e Osasco. O serviço está disponível durante todo o horário de funcionamento das unidades com a ajuda de escrevedores que ficam à disposição para auxiliar quem precisa redigir cartas e currículos e preencher formulários 

No início, o projeto atendia principalmente migrantes que endereçavam cartas para parentes distantes, mães que desejavam escrever para filhos presos, além de solicitações para políticos e programas de TV. De acordo com o Superintendente da Prodesp – empresa do Governo que administra o Poupatempo -, Ernesto Mascellani Neto, com o passar do tempo, a demanda pelas correspondências diminuiu e deu lugar à elaboração de currículos, o que mudou também a forma de trabalho dos colaboradores.

“Nos últimos anos, com o aumento da população em busca de emprego, a atividade prestada nessa área do Poupatempo foi aperfeiçoada e a forma de trabalho dos colaboradores mudou. Os voluntários do projeto viram que no lugar das cartas escritas à mão o cidadão precisava de auxilio para elaboração de currículo”, explica o Superintendente. Tanto o atendimento quanto a impressão do currículo são oferecidos gratuitamente. 

Voluntários 

Para se candidatar a ser voluntário do Escreve Cartas, é preciso procurar a administração de um dos postos Poupatempo que contem com o projeto. Os interessados precisam ter disposição, paciência, saber guardar sigilo do que escrevem e manter uma postura neutra durante a redação. 

Programa Poupatempo 

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Prodesp. Iniciado em 1997, conta atualmente com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo.  

Em pesquisa de satisfação com os usuários divulgada no último mês de março, o Poupatempo obteve 98,8% de aprovação. Em 2019, o programa foi eleito pelo quinto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolh

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.


*