Posto do IML de Mauá funcionará só de quarta-feira, das 14h às 16h

Mais visitadas

Necropsia continuará sendo feito somente em Santo André, mas prefeito afirma que serviço chegará a Mauá no ano que vem

 

posto do IML
Atila inaugura posto do IML em Mauá com foco em exames de pessoas que sofreram violência doméstica. Foto: Gislayne Jacinto

 

O posto do IML (Instituto Médico Legal) em Mauá, inaugurado pelo prefeito Atila Jacomussi (PSB) nesta quarta-feira (21/11) não terá todos os serviços reivindicados pelos moradores, como é o caso da necropsia, que é uma série de procedimentos realizados no cadáver para determinar a causa da morte.

O posto entregue à população será destinado às mulheres que são vítimas de violência doméstica ou familiar e desejam fazer o corpo de delito. O horário de atendimento também será restrito. O local funcionária somente às quartas-feiras, das 14h às 16h. Moradoras de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra também serão atendidas neste espaço criado dentro da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

Ao ser questionado sobre a restrição, o prefeito afirmou que considera a inauguração desse posto “um avanço para a cidade” e informou que o serviço de necropsia deve ter início no ano que vem porque está em andamento algumas tratativas com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

À espera desde 1998 pelo IML, Mauá tem a expectativa de que a nova unidade funcione ao lado do cemitério do Jardim Santa Lídia, para serviços de verificação de óbitos (causas naturais) e trabalhos de necropsia (mortes violentas, sob inquéritos policiais), hoje concentrados em Santo André. Caso seja viabilizado, o espaço será cedido pelo município e mão de obra será da Polícia Técnico-Científica.

Indagado se a mudança de governo em janeiro (sai Márcio França (PSB) e entra João Doria – PSDB)) poderá atrapalhar seus planos, Atila não acredita que projeto seja abortado pelo próximo governador. “O posto ajuda Mauá e região, pois muitas pessoas deixavam de fazer exame de corpo delito, porque não possem condições financeiras para ir até Santo André. São R$ 25 de pagamento de transporte para quem vai até o município vizinho”, afirmou.

O diretor do IML de Santo André, Claudinei Salomão, disse que os dias de atendimento poderão aumentar em Mauá dependendo da demanda. Ele afirmou que o Instituto Médico Legal de Santo André atende 1,5 mil casos por mês, sendo que um terço se refere a Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Para garantir um profissional para atendimento em Mauá, o diretor informou que aumentará a carga horária dos médicos de Santo André por meio de horas extras.

O delegado titular de Mauá, Alberto Mesquita, ressaltou a questão da dificuldade das pessoas de terem de se deslocar para a cidade vizinha e que o posto em Mauá ajudará também o serviço dos policiais.

 

posto do IML
Posto do IML funcionará dentro da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e também atenderá casos de Ribeirão e Rio Grande. Foto: Divulgação/PMA-Roberto Mourão

Atendimentos

A partir da próxima semana – 28 de novembro –, o posto de perícia médica do IML oferecerá atendimentos para diversas ocorrências de lesão corporal, embora a prioridade seja facilitar às mulheres o acesso aos mecanismos de denúncia contra a violência de gênero. De acordo com a Prefeitura, o governo municipal busca assegurar um acompanhamento mais humanizado às vítimas e reforçar a aplicação da Lei Maria da Penha.

Segundo o governo, o posto também está em sintonia com a lei federal 13.721, sancionada em outubro pelo presidente da República, Michel Temer, que dá prioridade no exame de corpo de delito a mulheres vítimas de violência doméstica, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. O espaço terá mobiliário cedido pela administração municipal e médicos legistas oriundos da unidade do IML de Santo André.

Atualmente, as mulheres enfrentavam dificuldades de denunciar o agressor ou dar continuidade ao inquérito policial, devido ao deslocamento para Santo André, o que impõe gastos com transporte público. De acordo com integrantes da Prefeitura de Mauá e da Polícia Civil, é comum as vítimas serem dependentes financeiramente do cônjuge, sem condições de desembolsar os custos das passagens.

O agendamento ao posto de perícia médica ocorre por meio de abertura de boletim de ocorrência na Polícia Civil, para exame de corpo de delito em seguida.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações