VOLTAR
  • Economia

Possível fechamento da GM em S.Caetano causará perda de 8,5 mil empregos

Executivo, Câmara e Sindicato dos Metalúrgicos começam a se movimentar em torno do assunto

  • GM São Caetano do Sul gera 8,5 mil empregos -
    Foto: Divulgação/Newspress
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/01/2019
  • Compartilhar:

 Executivo, Câmara e Sindicato dos Metalúrgicos começam a se movimentar em torno do assunto

 

General Motors

GM São Caetano do Sul gera 8,5 mil empregos – Foto: Divulgação/Newspress

 

O possível fechamento da empresa GM (General Motors) em São Caetano faz cidade se mobilizar. Prefeitura, Câmara e Sindicato dos Metalúrgicos começam a pensar em ações para debater o assunto e buscar soluções. Se a montadora fechar as portas, serão fechados 8,5 mil postos de trabalho.

Nesta sexta-feira (18/01), a GM informou aos trabalhadores sobre a possibilidade de fechamento das unidades na América do Sul, e a medida atingiria o Brasil e a Argentina. O comunicado foi feito pelo presidente da empresa na América do Sul, Carlos Zarlenga,

A empresa tem alegado prejuízos de 2016 a 2018 e pensa em uma reestruturação para recuperar as perdas.

O fechamento da General Motors traria sérios prejuízos para São Caetano, pois além da perda de empregos, causaria grande impacto na arrecadação de impostos do município. Só com o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) a perda anual será de R$ 80 milhões.

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), gravou vídeo neste sábado (19/01), em que pede esforço coletivo nas esferas municipal, estadual e federal para buscar soluções e lembrou que haverá uma reunião em São José dos Campos pra tratar do assunto nesta terça-feira (22/01). “Se faz necessário para que a GM, corporação mundial, avance na questão dos investimentos para a América do Sul, de forma muito especial para São Caetano, aonde a partir de 2020 já teremos novo ciclo de produção de automóveis”, afirmou no vídeo ao ressaltar a importância de garantir renda e emprego no município.

O Sindicato dos Metalúrgicos também prepara mobilização, enquanto a Câmara estuda a criação de uma Comissão Parlamentar para acompanhar o fato.
Assista vídeo gravado pelo prefeito Auricchio: