VOLTAR
  • Política

Posse do presidente Jair Bolsonaro movimenta Brasília

São esperadas até 500 mil pessoas na capital federal nesta terça-feira

  • Esplanada dos Ministérios preparada para o último ensaio geral da posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Foto/Agência Brasil
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 31/12/2018
  • Compartilhar:

 São esperadas até 500 mil pessoas na capital federal nesta terça-feira

 

brasília

Esplanada dos Ministérios preparada para o último ensaio geral da posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Foto/Agência Brasil

 

A capital federal pode receber até 500 mil pessoas para a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) nesta terça-feira (1º/01), segundo a expectativa da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. O movimento gerado pela posse também tem impactado na ocupação dos hotéis da cidade, um total de 279 estabelecimentos de hospedagem.

Mesmo com o funcionamento do comércio em horário especial, com shoppings e lojas fechando nesta terça, segundo a Fecomércio DF, a posse presidencial mudou a rotina de fim de ano. A expectativa do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Distrito Federal (Sindhobar-DF) é que a movimentação da cidade lote os restaurantes abertos no feriado. Pelo menos 10% deles devem abrir as portas para atender ao público.

A posse presidencial também tem movimentado o Aeroporto de Brasília. Para este mês, a previsão da Inframérica, responsável pela administração do aeroporto, é de 118 voos extras. A movimentação aérea deve ser de 11.225 pousos e decolagens, com maior fluxo nesta terça.

Por questões de segurança, os turistas que vierem a Brasília somente para a posse presidencial não poderão visitar importantes atrativos da Praça dos Três Poderes como o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. A visitação está suspensa até o dia 3 de janeiro, devido aos preparativos para a cerimônia de posse. Já as visitas guiadas ao Congresso serão retomadas no dia 4 de janeiro. (Da Agência Brasil)