O temporal que atingiu São Paulo na tarde de sexta-feira (24) causou cenas de desespero na estação Jardim São Paulo, da Linha 1-Azul do Metrô. A forte correnteza tomou conta do espaço, arrastando pessoas e colocando vidas em risco. Pedro Henrique @rbr_pedroo , que estava no local, enviou um relato à nossa redação, contando os momentos de tensão vividos durante a enchente.
“Essa situação foi muito difícil de passar, porque a correnteza estava muito forte e vinha trazendo objetos perigosos e lixos que poderiam nos ferir. Por um triz, nós não viramos apenas números, só mais uma notícia de enchente para a sociedade. Mas não foi só isso. Foi um momento de pânico, onde vidas poderiam ser apagadas para sempre.”
Ele conta que chegou à estação por volta das 15h28, acompanhado da avó, e decidiu esperar a chuva passar. No entanto, minutos depois, a água começou a subir rapidamente. Quando tentou ajudar outras pessoas a saírem do local, a enchente o pegou de surpresa.
“Uma mãe me pediu para ajudar seu filho pequeno a subir. Peguei ele no colo e mandei ela me seguir. Mas, de repente, a água subiu muito rápido. O senhor que estava na minha frente foi arrastado, e a bolsa dele me puxou junto. Eu e o menino fomos levados pela correnteza. Tentei segurá-lo o máximo possível, mas me perdi dele. A água estava muito forte, e eu levantava para respirar, mas rapidamente era girado de novo.”
Pedro Henrique relata que conseguiu se segurar após ser atingido por uma placa e, ao sair da correnteza, procurou pelo menino. Ele estava agarrado à catraca e foi resgatado por um policial que ajudava no local.
“O policial presente na hora foi crucial para conseguirmos manter a calma. Ele ajudava as pessoas que caíam e informava o resgate da situação o tempo todo.”
Ele finaliza pedindo desculpas à mãe da criança, por ter perdido contato com ele na correnteza, e também à senhora que foi arrastada pela água.
“Eu tentei o máximo que pude, mas fui incapaz. Essa sensação de falhar com uma pessoa que tem toda a vida pela frente é muito ruim. Mas Deus guardou ele.”
Ver essa foto no Instagram