VOLTAR
  • Cidades

Por mais segurança, moradores de S.Caetano marcam protesto para 12 de março

Munícipes reclamam de furtos e roubos em bairros e na região da montadora GM; Estado alega queda em criminalidade, mas recomenda registro de BOs

  • São Caetano está entre os municípios menos violentos do país.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 26/02/2019
  • Compartilhar:

Munícipes reclamam de furtos e roubos em bairros e na região da montadora GM; Estado alega queda em criminalidade, mas recomenda registro de BOs

 

segurança

Moradores de São Caetano relatam furtos e roubos e cobram mais policiamento nas ruas. Foto: Divulgação

 

Moradores de São Caetano marcaram para 12 de março um protesto na Câmara Municipal. A intenção é chamar a atenção das autoridades para a questão da Segurança Pública. A auxiliar contábil Talita Cavassani, moradora do bairro Oswaldo Cruz, é uma das líderes do movimento criado na cidade para mobilizar os munícipes.

Queremos chamar a atenção das autoridades, pois reivindicamos mais segurança em nosso município, queremos mais policiamento nas ruas e menos transtornos para registrarmos um Boletim de Ocorrência. As delegacias de São Caetano enrolam muito e moradores ficam 6, 7, 8 horas para conseguir. Algumas pessoas acabam até desistindo de fazer o BO”, disse Talita.

De acordo com a organizadora do protesto, que ainda conta com o apoio de outras quatro pessoas nesta mobilização, são diversas as reclamações sobre segurança pública e queixas de furtos e roubos, em especial na região onde fica a empresa General Motors, na avenida Goiás. Há ainda relatos de problemas recentes nos bairros Olímpico e Oswaldo Cruz e nas ruas Visconde de Inhaúma, Maranhão, Guido Aliberti, Humberto de Campos, Tupi e Araçatuba.

Funcionários da GM informaram pelas redes sociais que têm enfrentado roubos a mão armada no entorno da fábrica, situada na avenida Goiás, principalmente entre 5h e 6h. Eles reivindicam patrulhamento no local.

Uma casa na rua Oswaldo Cruz também foi arrombada em 20 de fevereiro e os ladrões furtaram televisões, notebooks e videogame. Houve ainda roubo de uma moto na rua Araçatuba, no último sábado (23/02). Dois dias antes, dois alunos que se dirigiam para a Escola Bartolomeu foram roubados na Rua Tupi. Os ladrões levaram celular e relógio.

Um sacolão que fica bairro Oswaldo Cruz também foi roubado em 17 de fevereiro, de acordo com a moradora Talita.

Estado

O governo do Estado, que é responsável pela segurança, informou que há ações integradas para combater a criminalidade no município. “As polícias Civil e Militar realizam ações integradas para combater a criminalidade em São Caetano do Sul. O trabalho policial resultou na queda de 32,5% dos roubos, em janeiro de 2019, comparado ao mesmo mês do ano passado. A Delegacia Seccional de São Bernardo do Campo, em conjunto com os distritos territoriais de São Caetano, realiza ações constantes para investigar e coibir os crimes contra o patrimônio na cidade e identificar autores”, informou nota oficial da Secretaria Estadual de Segurança.

Ainda de acordo com o governo estadual, a 3ª Cia do 6º BPM/M realiza policiamento ostensivo e preventivo diariamente nas ruas do município por meio dos programas de Radiopatrulhamento, Força Tática, ROCAM e Policiamento Comunitário.

É importante o registro do boletim de ocorrência para que os crimes sejam investigados e os autores punidos, além de servirem para o planejamento e estratégias eficazes de policiamento”, concluiu a Secretaria de Segurança do Estado.

Município

O secretário de Segurança de São Caetano, Jorge Salgado, disse que, apesar de  segurança ser uma responsabilidade do Estado, o município tem ajudado no combate à criminalidade. “O município tem feito sua parte. Dentro de nossa alçada, temos colocado em prática várias ações. Temos até tirado os GCMs (Guardas Civis Municipais) das áreas administrativas para ir para as ruas”, afirmou.

namorado

Secretário de Segurança diz que GCM de São Caetano dá apoio à Polícia Militar  no combate à criminalidade Foto: Reprodução

A Corporação tem 437 agentes de segurança, sendo 240 em policiamento nas ruas. Os demais ficam em postos fixos ou estão de licença médica. “Temos três vezes mais guardas que policiais militares”, informou Salgado ao acrescentar que a Prefeitura desembolsa R$ 220 mil por mês para pagar PMs e GCMs que atuam em dias de folga na Operação Diferenciada.

De acordo com o secretário, estão instaladas na cidade 67 câmeras de monitoramento e outras 167 serão espalhadas pelo município após a conclusão de uma licitação em andamento,. A previsão é de que a concorrência pública seja concluída em 40 dias.

Salgado admitiu que há roubos e furtos pontuais, mas disse que a GCM tem atuado para diminuir as ocorrências. Segundo o secretário, no Carnaval, por exemplo, haverá operações para coibir a prática de crimes. O secretário concluiu ao dizer que defende o endurecimento das leis no País. ” Tem casos que a gente prende os bandidos e eles são soltos logo em seguida, poque a lei é branda”, lamentou.