VOLTAR
  • Cidades

Por conta de demora no atendimento, Mauá reforça profissionais em UPAs

Ação busca reduzir o tempo de espera em meio ao crescimento de casos de síndrome gripal; casos com sintomas mais leves podem ser atendidos nas UBSs das 7h às 17h

  • Por conta de demora no atendimento, Mauá reforça profissionais em UPAs.
    Foto: Divulgação/PMA
  • Por: Redação
  • Publicado em: 22/12/2021
  • Compartilhar:

Ação busca reduzir o tempo de espera em meio ao crescimento de casos de síndrome gripal; casos com sintomas mais leves podem ser atendidos nas UBSs das 7h às 17h

recepção de upa de mauá

Por conta de demora no atendimento, Mauá reforça profissionais em UPAs. Foto: Divulgação/PMA

A Prefeitura de Mauá segue em alerta devido ao aumento na procura do sistema de saúde por pessoas com sintomas gripais. Por isso, a medida tomada no fim de semana passado, de aumento em até 30% dos quadros de profissionais em todas as UPAs Unidades de Pronto Atendimento) da cidade, seguirá vigente até a quinta-feira (23/12). Após essa data, haverá nova avaliação. A ação busca reduzir o tempo de espera em meio ao crescimento de casos de síndrome gripal.

De segunda a sexta, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) acolhem munícipes com sintomas gripais leves, das 7h às 17h, enquanto as UPAS atendem os casos mais graves. Lembrando que nestas duas últimas semanas do ano, as UBSs nas vésperas fecharão e nos dias de Natal e de Ano Novo.

As quatro UPAs (Magini, Vila Assis, Zaíra e Barão de Mauá), que operam 24 horas, terão mais médicos, enfermeiros, auxiliares e recepcionistas. Nesta semana, a rede pública de saúde de Mauá registrou crescimento de 35% nos atendimentos por conta de pacientes com sintomas de gripe.

O objetivo é prestar uma melhor assistência a quem apresente sintomas leves de síndrome gripal, como tosse, coriza ou dor de cabeça (similares aos da Covid) e até os mais perigosos – a infecção pode evoluir para síndrome respiratória aguda grave.

O vírus Influenza, causador da gripe, circula o ano todo, sendo mais comum no outono e no inverno. A vacina evita casos graves. Em 2021, a campanha de imunização foi de abril a agosto. A Secretaria de Saúde de Mauá aguarda estudos do governo estadual sobre aplicação de novas doses.

A transmissão pode ocorrer pelo contato com secreções das vias respiratórias de um infectado ao falar, espirrar ou tossir ou tocar em superfícies contaminadas e levar aos mãos aos olhos, boca e nariz.

Entre os cuidados para prevenir a gripe estão: usar corretamente a máscara, evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel, cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar, manter os ambientes ventilados e não colocar as mãos nos olhos, boca e nariz.