VOLTAR
  • Cidades

Polo Petroquímico registra queda de 19 balões em cinco meses

Em 2020, foram contabilizadas 35 quedas de balões no mesmo período entre janeiro a maio

  • Polo Petroquímico registra queda de 19 balões em cinco meses>
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 16/06/2021
  • Compartilhar:

Em 2020, foram contabilizadas 35 quedas de balões no mesmo período entre janeiro a maio

Polo Petroquímico registra queda de 19 balões em cinco meses> Foto: Divulgação

 O número de queda de balões nos primeiros cinco meses do ano diminuiu em relação ao mesmo período do ano passado na região do Polo Petroquímico do Grande ABC. Segundo levantamento do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC), por meio do Plano de Auxílio Mútuo Capuava (PAM Capuava), entre janeiro e maio de 2021 foram registradas 19 quedas de balões. Em 2020, foram contabilizadas 35 quedas de balões de janeiro a maio.

O coordenador do PAM Capuava, Valdemar Conti, atribui esse resultado melhor ao trabalho de conscientização que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos e ao aumento da fiscalização dos órgãos reguladores que têm agido preventivamente. Mas para que o trabalho continue sendo efetivo, surtindo efeito, precisamos da ajuda da população, diz Conti. “A informação é a melhor arma no combate à atividade baloeira”, afirma.

Nesse sentido, com o objetivo de ampliar a conscientização da população, o COFIP ABC está promovendo uma campanha de prevenção à soltura de balões. Os painéis informativos nas traseiras dos ônibus que circulam na região do ABC e em São Paulo podem ser vistos até o dia 10 de julho. “Com a pandemia não teremos as tradicionais festas juninas, mas o risco de incêndios aumenta nessa época do ano, em que o clima seco favorece o surgimento de focos de incêndio”, diz o coordenador do PAM Capuava.

A população pode ajudar a evitar a ação criminosa de baloeiros. Para isso, basta fazer denúncias anônimas ao Disque Denúncia (181) ou à Polícia Militar (190). Não só soltar balões é crime, como também fabricar, vender e transportar, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (lei federal nº 9.605/98), que prevê detenção de um a três anos e/ou multa.

O Polo Petroquímico do Grande ABC, por meio do PAM Capuava, monitora o céu permanente, fazendo a captura de balões que ofereçam riscos às instalações do complexo industrial. Quando um balão é avistado, os brigadistas acionam um sistema interno de comunicação para fazer o alerta e atuam com rapidez por vias internas que interligam as indústrias. Com a ajuda de viaturas equipadas com canhões, eles conseguem derrubar o balão ainda no ar.

SOBRE O COFIP ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 16 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Ambipar, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Consigaz, Copagaz, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel, e o PAM Capuava – Plano de Auxílio Mútuo, que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

SOBRE O POLO INDUSTRIAL

O Polo Petroquímico do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza. Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, segundo o levantamento realizado pela consultoria especializada MaxiQuim em 2018.