
Os vereadores da Câmara Municipal de Santo André, com apoio do Sindserv Santo André, apresentaram sessão de terça-feira, dia 2 de dezembro, uma moção de apoio à retomada da negociação das reclassificações salariais das carreiras que protocolaram pedidos via Sindicato ao prefeito Gilvan Ferreira.
Esse encaminhamento foi apresentado na sessão de terça-feira pelos vereadores Tiago Nogueira (PT), Ricardo Álvares (PSOL), Daniel Buissa (Podemos), Ana Veterinária (PSD), Edison Santos (PRD) e Renatinho do Conselho (Podemos), após as falas dos servidores públicos andreenses na Tribuna Livre — espaço público dedicado aos munícipes para tratar de temas da cidade.
Participaram 11 categorias, entre elas auxiliares de biblioteca, bibliotecários, psicólogos, recepcionistas hospitalares, auxiliares de saúde bucal, encanadores, técnicos de laboratório, cozinheiros, funileiros, pedreiros e auxiliares de enfermagem, que pediram apoio aos vereadores para que o prefeito retome a negociação das reclassificações junto com o Sindicato.
Durante suas falas, as servidoras e os servidores destacaram que a realização das reclassificações representa um sentimento de justiça e reconhecimento da importância dessas profissões para o funcionamento e desenvolvimento da cidade.
Também relataram a realidade dos salários desvalorizados, que acumulam mais de dez anos de defasagem em comparação ao mercado e às cidades do Grande ABC.
A diretora do Sindserv Santo André, Flavia Chiomento, (foto) falou sobre o pedido de reenquadramento dos auxiliares para técnicos de enfermagem, que está parado na Administração Municipal, denunciando que muitos profissionais hoje estão em desvio de função.
A dirigente também reforçou a necessidade de reabrir a mesa de negociação com todas as categorias que protocolaram pedidos de reclassificações junto ao Sindserv Santo André.
Promessa da gestão Serra renovada pelo prefeito Gilvan
Durval Ludovico, Representante Legal do Sindserv Santo André, explica que a valorização das carreiras públicas foi uma promessa da gestão Paulo Serra, renovada pelo prefeito Gilvan Ferreira.
“Na gestão passada, por meio da mesa de negociação, conquistamos a reclassificação salarial de 54 carreiras, beneficiando mais de 6.000 servidores, que receberam aumentos salariais de 20% a 50% nos seus vencimentos. Agora, com essa moção dos vereadores, esperamos que o canal de diálogo seja retomado”, frisa o dirigente.
Pedidos protocolados no Sindserv
Levantamento do Sindserv Santo André mostra que, entre 2019 e 2025, foram protocolados 129 processos de reclassificação salarial via Sindicato na Administração Municipal, que aguardam resposta da Prefeitura. No total, são cerca de 9 mil servidores públicos.
“Muitos servidores recorrem a atividades extras para complementar a renda devido aos salários baixos e pagam cursos de formação do próprio bolso para manter a qualidade dos serviços públicos prestados. É uma questão de justiça e reconhecimento a reclassificação de todas essas carreiras, que continuam prestando um bom atendimento à população”, ressalta Daisy Dias, diretora financeira do Sindserv Santo André.
