
Durante inauguração em São Bernardo nesta sexta-feira (29/08), o governador Tarcísio de Freitas disse que a Praça da Cidadania em Diadema deve ser entregue até o fim do ano. Durante o anúncio, o chefe do Executivo Estadual fez questão de cumprimentar o prefeito Taka Yamauchi que estava presente no evento da cidade vizinha.
Tarcísio também anunciou que fará a reforma da praça da Cidadania de Santo André. O prefeito da cidade, Gilvan Ferreira, também estava presente na inauguração.
A Praça da Cidadania de Diadema estará localizada no bairro da Serraria, em local de fácil acesso, com frente para a Avenida Afonso Monteiro da Cruz, e com um elevado índice de vulnerabilidade social. A Praça será integrada ao Parque Regional Oeste, inaugurado em 2019, e que já possui Pista de Skate, Pista de Caminhada, Parquinho Infantil e Academia ao Ar Livre.
Os equipamentos da Praça da Cidadania se distribuirão em um terreno de 2.379 m² e incluem Quadra Esportiva, Arena ao Ar Livre, Pergolado e Área de Jogos. Além da Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo, que oferecerá Sala de Gastronomia, Sala de Beleza e Bem Estar, Sala de Esterilização, Sala de Moda e Arte, Sala de Informática, Sala do Banco do Povo/CIC, duas Salas Multiuso, Sala de Administração, Copa e Lavanderia, Depósito e Almoxarifado, Sanitários, Área Técnica, Horta Comunitária e Canteiro da Escola de Construção Civil.
Buscando minimizar o impacto no meio ambiente, a Praça da Cidadania contará com Jardins de Chuva, para retenção e infiltração das águas pluviais, iluminação em led e pisos semipermeáveis. O edifício da Escola de Qualificação Profissional, por sua vez, contará com sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva.
