ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Marcelo Lima diz ser vítima de ataques digitais e “fake news”

Pré-candidato a prefeito de São Bernardo pelo Podemos afirma ser alvo de ataques com fake news feitos por meio de disparos de notícias falsas, via Whatsapp, e ligações telefônicas indutivas

Gislayne Jacinto
Última atualização: 28/06/2024 18:02
Por Gislayne Jacinto
Publicado 28/06/2024
Compartilhar

Pré-candidato a prefeito de São Bernardo pelo Podemos afirma ser alvo de ataques com fake news feitos por meio de disparos de notícias falsas, via Whatsapp, e ligações telefônicas indutivas

Marcelo Lima
Marcelo Lima diz ser vítima de ataques digitais e “fake news”. Foto: Divulgação

Pré-candidato a prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos) protocolou, na tarde desta quarta-feira (26/06), o pedido de investigação, nas esferas criminal e eleitoral. Ele afirma ter sido vítima de ataques digitais para desconstrução de sua imagem a partir da disseminação de notícias falsas disparadas, via plataformas digitais, como o aplicativo de mensagens WhatsApp, além de ligações telefônicas, por meio de um software denominado URA. A a

Ele conseguiu na justiça eleitoral liminar que ordena o bloqueio imediato de contas vinculadas ao aplicativo de mensagem instantânea ou por qualquer veículo de comunicação interpessoal utilizadas para disseminar notícias falsas aos eleitores da cidade.

Por determinação do juiz Mário Rubens Assumpção Filho, da 296a Zona Eleitoral de São Bernardo do Campo, as linhas telefônicas +91 92589 68135 e +91 86307 80193 cadastradas no Whatsapp seguirão indisponibilizadas. O Facebook Serviços Online do Brasil, que representa o WhatsApp Inc. no Brasil, tem 24 horas para fornecer os dados cadastrais e qualitativos das contas para que seja possível a identificação e localização dos responsáveis pelos disparos de mensagens.

O pré-candidato avalia que, em ambas as abordagens, o intuito da ação dos grupos de adversários políticos foi uma tentativa de desconstrução de sua imagem, por meio de uma estratégia de desinformação, espalhando fatos inverídicos aos eleitores da cidade. A pré-campanha de Marcelo não informou o teor das informações.

Ao ser questionado sobre os ataques que vêm sofrendo, Marcelo Lima destacou sua indignação. “Acho um absurdo! Já acionamos a Polícia e a Justiça Eleitoral e não descansaremos até descobrirmos quem está por trás disso. Não é assim que eu acredito que deve ser o debate eleitoral. Isso é coisa de gente covarde, que faz política da forma antiga”, disse o postulante ao Paço.

Marcelo Lima, que tem mais de 20 anos de vida pública e atuou como vice-prefeito da atual gestão, além de secretário municipal, rechaça com veemência qualquer manobra que busque levar desinformação e distribuição de “fake news”.

 

- Públicidade -
Tags:fake newsMarcelo Limapré-candidato a prefeitosão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior acidente de moto Motociclista perde a vida em acidente em frente ao Paço de São Bernardo
Próximo artigo foto do agressor no aplicativo de celular Homem tenta tirar a vida da ex-esposa dentro de salão de beleza em Sto.André

Últimas notícias

Recomendadas

Acidente complica trânsito na alça de acesso à Via Anchieta em São Bernardo
São BernardoCidades

Acidente complica trânsito na alça de acesso à Via Anchieta em São Bernardo

19/01/2026
São BernardoCidades

Prefeitura de São Bernardo lança Programa Educa Mais Saúde com bolsas gratuitas de Medicina

19/01/2026
Construção da passarela da Senador Vergueiro começa esta semana
São BernardoCidadesSanto André

BRT-ABC: Obras de passarelas e viadutos avançam em São Bernardo nesta semana

19/01/2026
Flashback agita o Paço Municipal de São Bernardo neste domingo
São BernardoCultura e Lazer

Flashback agita o Paço Municipal de São Bernardo neste domingo

19/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?