ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

S.Caetano estabelece Programa de Transferência de Recursos Financeiros às APMs

Programa foi instituído pela Lei Municipal nº 6.179, de 23 de fevereiro de 2024, e substitui as subvenções sociais concedidas às APMs de acordo com a Lei Municipal 6.154, de 14 de novembro de 2023

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 25/05/2024 19:33
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 25/05/2024
Compartilhar

Programa foi instituído pela Lei Municipal nº 6.179, de 23 de fevereiro de 2024, e substitui as subvenções sociais concedidas às APMs de acordo com a Lei Municipal 6.154, de 14 de novembro de 2023

Prefeitura de São Caetano estabelece Programa de Transferência de Recursos Financeiros às APMs
Prefeitura de São Caetano estabelece Programa de Transferência de Recursos Financeiros às APMs. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Caetano, por meio da Seeduc (Secretaria de Educação) publicou no DOE (Diário Oficial Eletrônico) desta sexta-feira (24/05), os procedimentos para a implantação do PTRF, o Programa de Transferência de Recursos Financeiros às APMs (Associações de Pais e Mestres) das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino.

O programa foi instituído pela Lei Municipal nº 6.179, de 23 de fevereiro de 2024, e substitui as subvenções sociais concedidas às APMs de acordo com a Lei Municipal 6.154, de 14 de novembro de 2023.

Segundo a secretária de Educação, Minéa Fratelli, o novo programa representa um avanço na gestão escolar. “Com ele, as APMs terão maior flexibilidade e autonomia na utilização dos recursos, sem comprometer a segurança na gestão.”

A secretária explica que a segurança na utilização dos recursos é garantida pela regulamentação do programa. “Ela estabelece critérios rigorosos para a aplicação do dinheiro, garantindo transparência e responsabilidade, com critérios claros de prestação de contas. Isso se traduzirá em mais flexibilidade e autonomia, permitindo investimentos em projetos específicos que atendam às necessidades de cada unidade, levando em consideração seus contextos e prioridades de acordo com a decisão da comunidade escolar. O PTRF é um passo crucial para melhorar a qualidade da educação em nossa cidade, promovendo uma gestão escolar mais autônoma, eficiente e verdadeiramente participativa”, acrescenta Minéa.

A Seeduc divulgará, anualmente, os valores a serem transferidos às APMs, considerando, como base de cálculo, o número de alunos matriculados de acordo com os dados oficiais, relativo ao ano imediatamente anterior ao do atendimento, bem como área construída da unidade escolar, podendo ainda, serem reajustados por índice oficial da inflação.

A aplicação de recursos do programa deverá obedecer aos limites de 30% para despesas de capital (aquelas aplicadas no patrimônio, tais como obras, instalações e aquisição de equipamentos e materiais permanentes) e 70% para despesas de custeio (aplicadas em contratos de prestação de serviços e aquisição de materiais de consumo).

Após o encerramento do período, as escolas devem realizar a prestação de contas. A análise das prestações de contas será realizada por meio de duas comissões, designadas pela Seeduc e posteriormente publicadas nos canais oficiais: a Comissão de Acompanhamento da Execução do PTRF, e a Comissão de Prestação de Contas do PTRF.

Mais detalhes sobre o PTRF podem ser encontrados no Diário Oficial, no link https://diariooficial.saocaetanodosul.sp.gov.br/download/VisualizadorDocumento.aspx?docID=1946.

Tags:APMsauricchioestabelecimetoprefeituraprograma de transferência de recursos financeirossão caetano

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior resgate cavalo Cavalo abandonado na Estrada da Pedra Branca em S.Bernardo é resgatado
Próximo artigo Ribeirão Pires: Confira a agenda esportiva do fim de semana Ribeirão Pires: Confira a agenda esportiva do fim de semana

Últimas notícias ABC Paulista

sao paulo
São Paulo volta aos treinos, mas pode ter desfalque de peso no ataque
13/10/2026
Palmeiras
Cria do Palmeiras tem contrato rescindido após agressão e acusação de racismo em Portugal
13/10/2026
Lula promete expandir Pé-de-Meia para universitários caso seja reeleito
Lula promete expandir Pé-de-Meia para universitários caso seja reeleito
13/10/2026
santos neymar
Santos: Neymar volta aos treinos e reforça o time contra o Fluminense
13/10/2026
Endrick
Endrick não sai do Real Madrid, garante Mourinho
13/10/2026

Recomendadas

MDB se divide no 2º turno: dos 27 diretórios, 17 apoiam Flávio Bolsonaro e 10 Lula
São PauloPolítica

MDB forma maioria com Flávio Bolsonaro após racha: 17 diretórios apoiam o candidato do PL e 10 ficam com Lula

13/10/2026
José Antonio Acemel Romero assume como diretor-geral, enquanto o Dr. Ricardo Carajeleascow passa a responder pela diretoria técnica da unidade
Santo AndréPolítica

Nova Diretoria toma posse no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André

13/10/2026
Governo Federal anuncia construção de calçada de 134 km e ciclovia na Via Dutra para romeiros
BrasilPolítica

Governo Federal anuncia construção de calçada de 134 km e ciclovia na Via Dutra para romeiros

13/10/2026
Propaganda de Flávio Bolsonaro vai ao ar sem áudio na TV; TSE cita falha técnica no Pool de Mídias
BrasilPolítica

Propaganda de Flávio Bolsonaro vai ao ar sem áudio na TV; TSE cita falha técnica no Pool de Mídias

12/10/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?