ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Fábrica de Sal de Ribeirão Pires recebe Jornada do Patrimônio

Iniciativa realizada pelo governo estadual envolve visitações a espaços históricos, debates e atividades culturais gratuitas

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 29/11/2023 19:03
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 29/11/2023
Compartilhar

Iniciativa realizada pelo governo estadual envolve visitações a espaços históricos, debates e atividades culturais gratuitas

Fábrica de Sal
Fábrica de Sal de Ribeirão Pires recebe Jornada do Patrimônio. Foto: Folha do ABC

A Fábrica de Sal de Ribeirão Pires recebe neste sábado (02/12), a partir das 8h, a Jornada do Patrimônio, iniciativa do governo de São Paulo. Sob o tema “Se essa rua fosse minha”, o evento promoverá série de atividades gratuitas abertas ao público, entre as quais visitação a espaços históricos da cidade, rodas de conversa e apresentações culturais. A ação conta com o apoio da Prefeitura.

Entre os temas em destaque na programação da Jornada do Patrimônio em Ribeirão Pires estão a história da tricentenária Capela do Pilar – patrimônio tombado pelo Condephaat –, e a memória guardada entre as paredes da Fábrica de Sal. A comunidade católica da cidade contará a história da Festa do Pilar e a tradição da confecção do tapete de Corpus Christi.

Espaços e práticas culturais coletivas, voltadas ao candomblé, também serão assunto em debate. O Bloco Maracatosco e o Grupo Gingaê estão entre as atrações culturais.

A Jornada do Patrimônio busca sensibilizar a população sobre a preservação e reconhecimento do patrimônio histórico e cultural de cada cidade, conforme ressalta Guto Volpi, prefeito de Ribeirão Pires. “A Jornada do Patrimônio revive esse sentimento de orgulho da história que a cidade carrega. Em Ribeirão Pires, temos lindas histórias e esse evento vai possibilitar o resgate desses importantes momentos”, disse.

“Memória e pertencimento são os pilares de qualquer sociedade e a Jornada Estadual do Patrimônio vem justamente para reforçar isso. As pessoas precisam conhecer e saber qual é a história que existe naquele prédio tombado, e, principalmente, ocupar esses espaços públicos sabendo que é delas também”, diz Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

A Fábrica de Sal está situada na Avenida Humberto de Campos, 70 – Centro Alto. O espaço é considerado Museu de Ruínas (Decreto Municipal nº 6.845/2018). Não é permitida visitação aos espaços internos da Fábrica de Sal.

Confira a programação:

8h – Abertura Oficial

9h – Ação formativa e educacional com Antônio Sarasa – Formação – Antônio Sarasá, mestre em edificação

10h – Debate: Espaços e práticas culturais coletivas: o terreiro de candomblé Ilê Azé Iya Oloxum com Leonardo Bàbáfunã

11h – Debate: Tradições da Fé Popular: a Festa de Nossa Senhora do Pilar e o Tapete de Corpus Christi – Roda de Conversa – Dona Ilda Aparecida de Souza – Coordenadora da Comunidade Nossa Senhora do Pilar

13h – Apresentação cultural: Bloco Maracotosco – Apresentação ARCA

14h – Grupo Gingaê – Grupo de Capoeira – Mestre Bruninho

15h – Debate: O suporte da memória e sua função social: os bens culturais edificados e sua paisagem histórica de Ribeirão Pires – Roda de Conversa com Ricardo Di Giorgio e Marcílio Duarte

16h – Debate: O patrimônio natural de Ribeirão Pires, protegendo a fauna e os recursos hídricos da cidade

17h – Apresentação cultural: Bloco Maracatosco – Apresentação ARCA

- Públicidade -
Tags:fábrica de salgoverno do estadoguto volpijornada do patrimônioribeirão piressão paulotarcísio de freitas

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Pontilhão na Av. Juscelino Kubitschek Orlando Morando autoriza obras de pontilhão na Av. Juscelino Kubitschek
Próximo artigo Bruna Biancardi confirma fim de relacionamento com Neymar Bruna Biancardi confirma fim de relacionamento com Neymar

Últimas notícias

Morre a atriz Titina Medeiros, aos 48 anos, em decorrência de um câncer
Morre a atriz Titina Medeiros, aos 48 anos, em decorrência de um câncer
11/01/2026
Logo da Copinha 2026
Veja todos os jogos da 2ª fase na Copinha
11/01/2026
Weverton - Marcos
Marcos sai em defesa de Weverton e evita falar quem é o maior
11/01/2026
Palmeiras
Palmeiras resolve no segundo tempo e vence Remo, mantendo 100% na Copinha
11/01/2026
Água Santa domina, mas peca na pontaria e estreia com derrota na Série A2
Água Santa domina, mas peca na pontaria e estreia com derrota na Série A2 do Paulistão
11/01/2026

Recomendadas

Julio Casares - Presidente do São Paulo
EsporteSão Paulo

Reportagem do Fantástico investiga saques de R$ 11 milhões do São Paulo

11/01/2026
Julio Casares - Presidente do São Paulo
São PauloEsporte

R$ 11 milhões: Casares explica, em documento, saques no SPFC

10/01/2026
São Paulo
EsporteSão Paulo

Veja a provável escalação do São Paulo para enfrentar o Mirassol

10/01/2026
São Paulo - Copinha
EsporteSão Paulo

6 a 1! São Paulo passa por cima do Real Soccer

10/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?