ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Política

Minha Casa, Minha Vida: Relatório de Marangoni é sancionado por Lula

Deputado obteve apoio unânime ao texto proposto  perante o Congresso Nacional em relação ao programa habitacional

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 16/07/2023 20:20
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 14/07/2023
Compartilhar

Deputado obteve apoio unânime ao texto proposto perante o Congresso Nacional em relação ao programa relacionado a habitação

Marangoni e lula
Minha Casa, Minha Vida: Relatório de Marangoni é sancionado pelo presidente . Foto : Divulgação

Coordenador da Frente Parlamentar da Habitação e relator do novo programa Minha Casa, Minha Vida, o deputado federal Marangoni (UNIÃO/SP) participou nesta quinta-feira (13) da cerimônia de Sanção Presidencial ao Projeto de Lei de Conversão n.º 14/2023 que tornou a proposta possível.

Também estiveram na cerimônia o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva; a primeira dama, Senhora Janja Lula da Silva; o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; Ministro Jader Filho (Cidades); Ministro Rui Costa (Casa Civil); Ministro Márcio Macêdo (Secretaria-Geral); Ministro Alexandre Padilha (SRI); Presidenta da CAIXA, Maria Rita Serrano; Presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros e o Senador Eduardo Braga, Presidente da Comissão Mista da MP do MCMV.

TEXTO MODERNO

O relatório do deputado aprovado pelo Congresso Nacional prevê a modernização do programa Minha Casa, Minha Vida. As principais mudanças realizadas no texto estão relacionadas à infraestrutura e sustentabilidade, para “corrigir erros do passado”. “Hoje é um dia muito importante para as famílias brasileiras. Estou muito feliz com a sanção do presidente ao entender produzimos um relatório técnico e que fosse realidade para cada região do nosso país. Corrigirmos erros do passado, como empreendimentos fora da malha urbana, não dotados de infraestrutura, por exemplo. Modernizamos com benefícios concretos”, disse o deputado.

GRUPOS VULNERÁVEIS

Uma das inovações no texto é o fato de que mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar, que estejam sob medida protetiva de urgência, sejam priorizadas na obtenção dos novos contratos firmados para moradias.

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Marangoni realizou nove audiências públicas em diferentes estados brasileiros e recebeu mais de 300 sugestões ao texto, além das inúmeras contribuições individuais que vieram do setor produtivo e da sociedade civil. “Precisamos ter efetividade na resolução dos problemas habitacionais do país, que tem um déficit de mais de 6 milhões de famílias sem moradia. Nosso relatório oferece um cardápio de soluções, desde locação social, parceria público-privada e produção direta pelos entes locais”, afirmou.

AMPLO DEBATE

No processo de maturação do texto, o parlamentar paulista ouviu movimentos sociais, entidades de classe, especialistas em habitação, indústria da construção e diversos entes federativos, entre governos estaduais e prefeituras de capitais. Uma das novidades na retomada do Minha Casa, Minha Vida, que substituiu o Casa Verde Amarela, é a volta da faixa 1 para famílias com renda mensal de até R$ 2.640.

O texto aprovado acaba com a exclusividade da Caixa Econômica Federal no programa. A medida abre espaço para mais instituições financeiras, inclusive bancos digitais e Cooperativas de Crédito. Além disso, pelo menos 5% dos recursos do programa são para retomar construções paradas, reformas de imóveis e obras em cidades com até cinquenta mil habitantes.

Minha casa ,minha vida
erimônia de Sanção Presidencial ao Projeto de Lei de Conversão n.º 14/2023. Foto: Divulgação
Tags:congresso nacionaldeputado federalLulamarangoniminha casa minha vidapresidenteprograma habitacionalrelatório

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Rua Cincinato Braga Sacola com ossos e dois crânios é encontrada em São Bernardo
Próximo artigo Futebol - Cursos esportivos gratuitos de Ribeirão Pires serão retomados
- Públicidade -

Últimas notícias ABC Paulista

santos
Confira a escalação do Santos para enfrentar o Grêmio
23/05/2026
são paulo
Confira a escalação do São Paulo para enfrentar o Botafogo
23/05/2026
Corinthians
Corinthians de olho: Atacante revela interesse na Holanda
23/05/2026
Zoo de São Bernardo celebra soltura de dois veados recuperados na unidade de conservação
23/05/2026
Evento que homenageou personalidades representativas da comunidade nordestina de São Caetano do Sul, com a participação do cantor e compositor Daniel Feittosa
15ª Entoada Nordestina: Prefeitura de São Caetano faz homenagens e degustação de pratos típicos
23/05/2026

Recomendadas

Consórcio ABC debate modernização ferroviária e reforça demandas regionais com presidente da CPTM
Santo AndréRibeirão Pires

Consórcio ABC debate modernização ferroviária e reforça demandas regionais com presidente da CPTM

23/05/2026
Lula neymar
BrasilEsporte

Lula confia no hexa e diz que a camisa amarela: ‘Não é de ninguém’

22/05/2026
plenário da câmara
São BernardoPolítica

CPI do km 16 é aprovada na Câmara de São Bernardo e irá investigar obra no acesso da Lions

22/05/2026
Marcelo Akira Nagashima, de 48 anos, foi localizado por familiares no interior de sua residência
Rio Grande da SerraPolítica

Morte de Akira do Povo é registrada como ‘suspeita’; ex-vereador tinha histórico de depressão, diz BO

22/05/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?