ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Governadores se encontraram com Lula no Palácio do Planalto

Participaram da reunião todos os governadores ou vices dos 26 estados e do Distrito Federal, que condenaram vandalismo  ocorrido nas sedes dos três poderes

Gislayne Jacinto
Última atualização: 12/01/2023 14:23
Por Gislayne Jacinto
Publicado 10/01/2023
Compartilhar

Participaram da reunião todos os governadores ou vices dos 26 estados e do Distrito Federal, que condenaram vandalismo  ocorrido nas sedes dos três poderes

lula e governadores
O presidente Lula em reunião com os governadores para debater a redução de ações extremistas pelo país. Foto: Agência Brasil

Um dia após os atos em Brasília que resultaram na invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), governadores se reuniram em Brasília, na noite desta segunda-feira (09/01), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para condenar tentativa de ruptura institucional no país. Participaram da reunião todos os governadores ou vices dos 26 estados e do Distrito Federal.

Também estiveram no encontro os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado Federal em exercício, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), além da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber Rosa Weber, e de outros ministros da Suprema Corte.

“É importante ressaltar que este fórum [de governadores] se reúne respeitando as diversas matizes políticas que compõem a pluralidade ideológica e partidária do nosso país, mas todos têm uma causa inegociável, que nos une: a democracia”, destacou o governador do Pará, Hélder Barbalho, que articulou o encontro, e fez uma fala representando os governadores da Região Norte.

Durante a reunião, os líderes estaduais foram unânimes em enfatizar a defesa do estado democrático de direito no país. “Essa reunião de hoje significa que a democracia brasileira vai se tornar, depois dos episódios de ontem, ainda mais forte”, disse o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, em nome da Região Sudeste.

A governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, falou da indignação com as cenas de destruição dos maiores símbolos da democracia republicana do país e pediu punição aos golpistas. “Foi muito doloroso ver as cenas de ontem, a violência atingindo o coração da República. Diante de um episódio tão grave, não poderia ser outra a atitude dos governadores do Brasil, de estarem aqui hoje. Esses atos de ontem não podem ficar impunes”, afirmou, em nome da Região Nordeste.

Pela Região Sul, coube ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, destacar algumas das ações conjuntas deflagradas pelos estados, como a disponibilização de efetivos policiais para manter a ordem no Distrito Federal e desmobilização de acampamentos golpistas nos estados. “Além de estar disponibilizando efetivo policial, estamos atuando de forma sinérgica em sintonia para a manutenção da ordem nos nossos estados”.

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, disse que o governo da capital “coaduna com a democracia” e lembrou da prisão, até o momento, de mais de 1,5 mil pessoas por envolvimento nos atos de vandalismo. Celina Leão substitui o governador Ibaneis Rocha, afastado na madrugada desta segunda, por decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes. Ela aproveitou para dizer que o governador afastado “é um democrata”, mas que, “por infelicidade, recebeu várias informações equivocadas durante a crise”.

Desde ontem, o DF está sob intervenção federal na segurança pública. O decreto assinado pelo presidente Lula ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional, o que ocorrerá de forma simbólica, assegurou o presidente da Câmara dos Deputados. “Nós votaremos simbolicamente, por unanimidade, para demonstrar que a Casa do povo está unida em defesa de medidas duras para esse pequeno grupo radical, que hostilizou as instituições e tentou deixar a democracia de cócoras ontem”.

Financiadores

Em discurso aos governadores, o presidente Lula agradeceu pela solidariedade prestada e fez duras críticas aos grupos envolvidos nos atos de vandalismo.

“Vocês vieram prestar solidariedade ao país e à democracia. O que nós vimos ontem foi uma coisa que já estava prevista. Isso tinha sido anunciado há algum tempo atrás. As pessoas não tinham pautam de reivindicação. Eles estavam reivindicando golpe, era a única coisa que se ouvia falar”, disse.

O presidente também voltou a criticar a ação das forças policiais e disse que é preciso apurar e encontrar os financiadores dos atos democráticos. “A polícia de Brasília negligenciou. A inteligência de Brasília negligenciou. É fácil a gente ver os policiais conversando com os invasores. Não vamos ser autoritários com ninguém, mas não seremos mornos com ninguém. Nós vamos encontrar quem financiou [os atos golpistas]”.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, afirmou que que as investigações em curso devem resultar em novos pedidos de prisão preventiva e temporária, principalmente contra os financiadores.

Unidade

Presente na reunião, a ministra Rosa Weber, presidente do STF, também fez questão de enaltecer a presença dos governadores em um gesto de compromisso democrático com o Brasil. “Eu estou aqui, em nome do STF, agradecendo a iniciativa do fórum dos governadores de testemunharem a unidade nacional, de um Brasil que todos nós queremos, no sentido da defesa da nossa democracia e do Estado Democrático de Direito. O sentido dessa união em torno de um Brasil que queremos, um Brasil de paz, solidário e fraterno”.

Em outro gesto de unidade, após o encontro, presidente, governadores e ministros do STF atravessaram a Praça dos Três Poderes a pé, até a sede do STF, edifício que ontem também foi brutalmente destruído. A ministra Rosa Weber garantiu que o prédio estará pronto para reabertura do ano judiciário, em fevereiro.

Tags:brasíliaencontrogovernadoresLula

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior colisão de carro Jovem fica ferido ao colidir veículo com poste em São Bernardo
Próximo artigo operação policial em São Caetano Operações em S.Caetano detêm 323 pessoas e recuperam 120 veículos

Últimas notícias ABC Paulista

EMEB Mário Quintana é mais uma escola entregue reformada em Diadema
EMEB Mário Quintana é mais uma escola entregue reformada em Diadema
18/07/2026
Santo André finaliza obras na primeira faixa do Viaduto Juscelino Kubitschek em apenas 12 dias
Santo André finaliza obras na primeira faixa do Viaduto Juscelino Kubitschek em apenas 12 dias
18/07/2026
Parque Tecnológico de Santo André lança novo portal para ampliar acesso a serviços de inovação
Parque Tecnológico de Santo André lança novo portal para ampliar acesso a serviços de inovação
18/07/2026
Incêndio atinge residência no Jardim Silvina, em São Bernardo
Incêndio atinge residência no Jardim Silvina, em São Bernardo
19/07/2026
Atenção no trânsito: Obras do Viaduto Estaiado interditam faixa no Paço Municipal a partir desta segunda
Atenção no trânsito: Obras do Viaduto Estaiado interditam faixa no Paço Municipal a partir desta segunda
19/07/2026

Recomendadas

Pórtico do Free Flow que cobraria pedágio no Pós-Balsa será retirado, diz prefeito de São Bernardo
São BernardoPolítica

Pórtico do Free Flow que cobraria pedágio no Pós-Balsa será retirado, diz prefeito de São Bernardo

16/07/2026
TCE rejeita contas da gestão Filippi de 2022 e aponta rombo financeiro, deficit em creches e problemas na saúde
DiademaPolítica

TCE rejeita contas da gestão Filippi de 2022 e aponta rombo financeiro, deficit em creches e problemas na saúde

15/07/2026
Em visita ao Instituto Mauá de Tecnologia, presidente destaca o potencial dos biocombustíveis frente às crises internacionais e reforça o papel da educação no desenvolvimento do país
São CaetanoPolítica

Em São Caetano, Lula defende liderança do Brasil na transição energética e anuncia testes para elevar biodiesel a 25%

13/07/2026
Moraes suspende visitas de Flávio a Bolsonaro por 90 dias; Moro critica decisão e cita as 572 visitas que Lula recebeu. Foto: Agência Senado/Carlos Moura
BrasilPolítica

Moraes suspende visitas de Flávio a Bolsonaro por 90 dias; Moro critica decisão e cita as 572 visitas que Lula recebeu

13/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?