ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Câmara de S.Caetano aprova criação do Hospital Veterinário Universitário

Equipamento que já está em construção será gerido e operacionalizado pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Gislayne Jacinto
Última atualização: 16/12/2022 19:42
Por Gislayne Jacinto
Publicado 13/12/2022
Compartilhar

Equipamento que já está em construção será gerido e operacionalizado pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul

plenário da câmara de são caetano
Câmara de S.Caetano aprova criação do Hospital Veterinário Universitário. Foto: Divulgação

A Câmara de São Caetano aprovou em primeiro turno, o Projeto de Lei de autoria do prefeito José Auricchio Júnior sobre a criação do Hospital Veterinário Universitário Municipal, a ser gerido e operacionalizado pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS. Segundo a propositura, o novo hospital municipal prestará serviços de consultas, cirurgias, exames laboratoriais, medicação e internação.

O líder do prefeito na Câmara, Gilberto Costa, avalia que esse é um dos projetos mais importantes aprovados neste ano pelos pelos vereadores. “Faz 20 anos que pedimos isso na cidade. Esse é um projeto do Executivo que sabe da importância dos animais na vida das pessoas. Paulatinamente têm sido implementados projetos como UBS Animal e Castramóvel. O governo se preocupa com a causa animal, pois se temos 160 mil moradores, temos também 160 mil animais também”, afirmou o líder.

A vereadora de oposição Bruna Biondi (Psol) também elogiou o projeto do prefeito José Auriccchio e  discursou sobre a importância da criação do Hospital Veterinário Universitário Municipal que também servirá de suporte acadêmico às atividades de ensino, pesquisa e extensão da USCS.

“Sabemos que no curso de medicina veterinária é necessário ter sua parte técnica, pois ajudará muito os alunos, além de ser muito importante para o nosso município, uma vez que é possível garantir um caráter social com um custo mais baixo nos tratamentos dos animais para nossa população e que nossos munícipes possam desfrutar da melhor maneira possível”, disse Bruna.

Outros projetos

Ainda em primeira discussão durante a sessão ordinária, foram aprovados os projetos de autoria da prefeitura, os quais um altera o inciso III, do artigo 7º da Lei Municipal nº 5.543, de 16 de agosto de 2017, que trata do Programa Agente Cidadão Sênior, modificando o termo “portadores de necessidades especiais” para “pessoas com deficiência” e, o outro, que dispõe sobre alteração na Lei Complementar Municipal nº 07, de 28 de setembro de 2017, que trata do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN, criando um novo subitem, para serviços relacionados ao monitoramento e rastreamento a distância, em qualquer via ou local, de veículos, cargas e pessoas em movimento, realizados por meio de telefonia móvel, transmissão de satélites, rádio ou qualquer outro meio.

Já a mesa diretora aprovou em discussão e votação únicas do projeto de resolução que cria o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades Meio da Câmara Municipal de São Caetano, definindo normas para a avaliação, guarda e eliminação de documentos de arquivo, implantando o meio eletrônico para a produção e gestão de processos e documentos administrativos da Casa.

Segunda votação

A Câmara de São Caetano aprovou em segundo turno a criação de vagas de empregos públicos permanentes de lactarista e auxiliar de primeira infância. O projeto, de autoria da prefeitura, cria 14 cargos de lactarista e 80 cargos de auxiliar de primeira infância. A propositura foi aprovada por unanimidade.

Durante a ordem do dia, os vereadores discutiram e votaram, aprovando em segundo turno, outras quatro matérias de autoria dos parlamentares. Entre eles, o projeto do vereador Marcel Munhoz (Cidadania), que acrescenta o artigo 45-A à Lei nº 4.207, de 03 de março de 2004, que institui o Estatuto Municipal da Pessoa Deficiente e Portadora de Necessidades Especiais.

A propositura do vereador Dr. Marcos Fontes (PSDB) que proíbe nos supermercados varejistas e atacadistas do município o transporte de mercadorias, a reposição nas gôndolas, os remanejamentos, cargas e descargas de mercadorias internas por meio de máquinas empilhadeiras, em horário de atendimento ao público.

Outros projetos aprovados foram da vereadora Thaiane Spinello (Novo) que proíbe no município a comercialização, a posse e o uso de linhas cortantes para pipas, papagaios ou equiparados, e do vereador Gilberto Costa (Avante), que dispõe sobre o atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia.

Tags:aprovaçõeshospital veterinárioJosé Auricchio Júniorprefeitoprojetosão caetano

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior viatura da PM Feto é encontrado por populares em rua de Mauá e causa indignação
Próximo artigo apreensão de drogas PM de Diadema apreende drogas na casa de bandido que matou policial

Últimas notícias ABC Paulista

Pelé
Pelé recebe homenagem da FIFA na final da Copa do Mundo
19/07/2026
Palmeiras
Palmeiras treina passes e movimentação na intertemporada
19/07/2026
são paulo
São Paulo terá elenco quase completo para retorno do Brasileirão
19/07/2026
Blumenau é campeão do Especial de Futebol de São Bernardo nos pênaltis
Blumenau é campeão do Especial de Futebol de São Bernardo nos pênaltis
19/07/2026
Cachorrinhas abandonadas em terminal de São Bernardo são resgatadas
Cachorrinhas abandonadas em terminal de São Bernardo são resgatadas
19/07/2026

Recomendadas

Prefeitura de São Caetano abre inscrições para oficinas culturais gratuitas do segundo semestre
São CaetanoCultura e Lazer

Prefeitura de São Caetano abre inscrições para oficinas culturais gratuitas do segundo semestre

19/07/2026
Vandalismo no Parque Linear: Prefeitura de São Caetano reforça segurança e faz apelo à população
São CaetanoCidades

Vandalismo no Parque Linear: Prefeitura de São Caetano reforça segurança e faz apelo à população

18/07/2026
Show de Péricles atrai milhares de pessoas na abertura da 38ª Quermesse de Mauá
MauáCultura e Lazer

Show de Péricles atrai milhares de pessoas na abertura da 38ª Quermesse de Mauá

18/07/2026
GCM de São Caetano prende casal em flagrante por furto no Bairro Cerâmica
Sem classificação

GCM de São Caetano prende casal em flagrante por furto no Bairro Cerâmica

17/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?