ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Câmara aprova projeto de Paulo Serra que reajusta IPTU em 10%

 Placar foi de 14 votos a favor, seis contra e uma abstenção; município manterá progressividade na cobrança

Gislayne Jacinto
Última atualização: 02/10/2021 15:55
Por Gislayne Jacinto
Publicado 23/09/2021
Compartilhar

 Placar foi de 14 votos a favor, seis contra e uma abstenção; município manterá progressividade na cobrança

Após debates em plenário vereadores votaram reajuste de IPTU para o ano que vem. Foto: Divulgação

A Câmara de Santo André aprovou nesta quinta-feira (23/09) projeto do prefeito Paulo Serra (PSDB) referente ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para 2022. De acordo com o presidente da Câmara, Pedrinho Botaro (PSDB), o reajuste médio será de 10% e servirá para “equalizar as contas e as finanças da cidade”. Oposição ao governo diz que aumento pode chegar a 20% com correção de alíquotas.

O placar foi de 14 votos a favor, 6 contra e uma abstenção. Contrários à correção do tributo foram: Professor Minhoca (PSDB), Ricardo Alvarez (Psol), Wagner Lima (PT), Márcio Colombo (PSDB), Carlos Ferreira (PSB) e Pedro Awada (Patriota). O vereador Evilásio Santana, o Bahia (PSDB), se absteve de votar.

Carlos Ferreira afirmou que não é momento para reajustar imposto em plena pandemia. “As pessoas passam por dificuldades”, disse. “Um aumento agora vai fazer mal para a população. Não é momento”, completou Minhoca.

Wagner Lima também ressaltou que a população sofre com o desemprego, fome e crise econômica. “A população vai ter sua vida financeira impactada ainda mais”, disse o petista.

O vereador Rodolfo Donetti (Cidadania) saiu em defesa do governo assim como Eduardo Leite (PT) e Pedrinho Botaro.

“Recebemos a garantia do governo que esse projeto não é uma pegadinha e o contribuinte não terá surpresas quando receber o carnê do IPTU do ano que vem”, afirmou Donetti. O parlamentar se referir a 2017 quando houve aumentos elevados.

Na ocasião, após pressão popular, o governo Paulo Serra recuou e revogou os aumentos abusivos por conta da atualização da PGV (Planta Genérica de Valores).

Eduardo Leite votou a favor do projeto nesta quinta-feira e entende que o município precisa equilibrar suas receitas por conta das demandas que aumentaram, principalmente nas áreas da saúde e da educação. Afirmou que muitas famílias tiveram de tirar seus filhos de escolas particulares e passaram para a rede municipal, enquanto outras pessoas perderam convênios e ficaram na dependência do SUS (Sistema Único de Saúde). “O IPTU cobrado em Santo André é o menor da região do ABCD e a Prefeitura precisa de mais recursos para atender a essas demandas que cresceram”, comparou o parlamentar ao acrescentar que a correção é pela inflação do período.

Falta de discussão

Os vereadores Ricardo Alvarez e Pedro Awada votaram contra o reajuste do IPTU sob a alegação de que não houve nenhuma discussão com a sociedade.  “Trata-se de um projeto de grande impacto na vida dos moradores para ser votado a toque de caixa. O projeto foi protocolado ao meio dia desta quarta-feira (23/09) o votado 30 horas depois. Não deu tempo de a Câmara analisar com profundidade a matéria e o impacto que isso vai trazer para a população”, concluiu Alvarez. “Além dos 10% da inflação, as alíquotas também serão corrigidas em 10%, portanto, a população pode  receber um aumento de aproximadamente de 20%. O próprio representante do governo falou isso em reunião com os vereadores”, alertou parlamentar.

“Não dá para votar um projeto da noite para o dia sem saber o que realmente ele define. O projeto veio muito rápido e não deu tempo analisar detalhadamente os seus impactos”, finalizou Awada.

Tags:aumentoIPTUreajustesanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior LDO de S.Caetano prevê receita de R$1,2 bilhão e é debatida na Câmara
Próximo artigo Legislativo de Santo André aprova aumento de 21 para 27 vereadores

Últimas notícias ABC Paulista

Ronaldo messi copa do mundo
Ronaldo aposta em vencedor da Copa: “Espanha, fácil”
19/07/2026
Brasil copa do mundo seleção argentina copa 1962
Argentina pode repetir feito do Brasil após 64 anos e ser bicampeã seguida
19/07/2026
Argentina Messi
Messi publica carta aberta exaltando legado: “Mais bonito não são os títulos”
19/07/2026
Copa do Mundo
Final da Copa do Mundo: Como assistir ao vivo a decisão
19/07/2026
copa do mundo gols
Chuva de gols: Disputa de 3º lugar da Copa 2026 bate recorde
18/07/2026

Recomendadas

Homem é morto em confronto com o Baep após perseguição em Santo André
Santo AndréCidades

Homem é morto em confronto com o Baep após perseguição em Santo André

18/07/2026
Vídeo de influenciadora de Santo André viraliza e aumenta vendas de confeitaria de rua em 250%
Santo AndréVariedades

Vídeo de influenciadora de Santo André viraliza e aumenta vendas de confeitaria de rua em 250%

18/07/2026
Corpo encontrado em área de mata entre em Paranapiacaba é identificado
Santo AndréCidadesRio Grande da Serra

Corpo encontrado em área de mata entre em Paranapiacaba é identificado

18/07/2026
"Gangue do Ozempic" é presa após assaltar farmácia e manter funcionários reféns em Santo André
Santo AndréCidades

“Gangue do Ozempic” é presa após assaltar farmácia e manter funcionários reféns em Santo André

17/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?