ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Governo de Mauá envia projeto à Câmara a fim de evitar alta de IPTU

Segundo Prefeitura, medida preserva aumentos que poderiam chegar a 400% em alguns casos

Gislayne Jacinto
Última atualização: 21/01/2021 22:58
Por Gislayne Jacinto
Publicado 21/01/2021
Compartilhar

Segundo Prefeitura, medida preserva aumentos que poderiam chegar a 400% em alguns casos

 

Governo de Marcelo Oliveira envia projeto à Câmara a fim de evitar alta de IPTU. Fotos: Edu Guimarães

 

Para evitar aumento no valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em Mauá, o prefeito Marcelo Oliveira (PT) pediu a suspensão do recesso parlamentar para os vereadores votarem projeto de lei em regime de urgência com o objetivo de fazer a correção do imposto. A proposta é que seja aplicada neste ano a alteração de 4,77% em relação ao valor cobrado em 2020 – o índice se refere à inflação do período.

“Conto com a aprovação dos vereadores para que boa parte da população não seja prejudicada”, afirmou o chefe do Executivo. Caso o projeto não seja aprovado conforme o conteúdo enviado para o Legislativo, automaticamente será aplicado aos munícipes o aumento previsto na lei 5.291 (relacionada à Planta Genérica de Valores), de autoria da gestão passada e aprovada em 14 de dezembro de 2017.

Com isso, 34% dos imóveis em Mauá, ou seja, de 27.542 famílias, teriam aumento considerável de IPTU em plena pandemia. Em alguns casos, esse reajuste seria acima de 400%. O governo frisa que a correção monetária com base na inflação é definida no Código Tributário Municipal.

“Não haverá aumento de IPTU, apenas correção inflacionária. Se o projeto não for aprovado, teremos de aplicar a Planta Genérica de Valores na cidade inteira, o que geraria aumento considerável em diversos casos, gerando sobrecarga em muitas famílias de Mauá. Precisamos lembrar que a maioria das pessoas enfrenta uma situação delicada por conta da pandemia. Há muita gente sem emprego e sem renda”, explicou o prefeito.

A atual administração trabalha com a perspectiva de conseguir o aval da Câmara Municipal em curto espaço de tempo. A ideia é que os carnês comecem a chegar aos munícipes em tempo hábil para pagamento da primeira parcela em 19 de março – as demais parcelas vencem todo dia 15. O contribuinte que pagar o IPTU à vista terá desconto de até 10%.

Tags:câmaraIPTUmarcelo oliveiramauáprefeitoprojetorecesso

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Prefeito Orlando Morando entrega intervenção preventiva no Nova Baeta
Próximo artigo Após colapso, Mauá ganha mais 10 leitos; outras cidades do ABCD também receberão

Últimas notícias ABC Paulista

Copa do Mundo repescagem fifa
Finais de Copa decididas na prorrogação e pênaltis já ocorreram; relembre
19/07/2026
Flaco López pode fazer história na Copa do Mundo; entenda
19/07/2026
Copa do Mundo messi mbappe
Messi tem que marcar 2 gols para terminar Copa na frente de Mbappé
19/07/2026
Palmeiras Paulinho
Paulinho garante que jogará mais minutos no retorno do Palmeiras: “Até 70 minutos”
19/07/2026
sao paulo gustavo santana
São Paulo aposta em Gustavo Santana para o segundo semestre
19/07/2026

Recomendadas

Monitoramento inteligente auxilia GCM de Mauá na prisão em flagrante por tentativa de furto em escola municipal
MauáCidades

Monitoramento inteligente auxilia GCM de Mauá na prisão em flagrante por tentativa de furto em escola municipal

19/07/2026
Show de Péricles atrai milhares de pessoas na abertura da 38ª Quermesse de Mauá
MauáCultura e Lazer

Show de Péricles atrai milhares de pessoas na abertura da 38ª Quermesse de Mauá

18/07/2026
Fim de semana no ABC terá quermesse com Péricles e Simone Mendes, exposição de carros antigos, Marcha para Jesus e mais
MauáCultura e LazerRibeirão PiresSão Caetano

Fim de semana no ABC terá quermesse com Péricles e Simone Mendes, exposição de carros antigos, Marcha para Jesus e mais

18/07/2026
Prefeito Marcelo Lima recebeu as duas equipes nesta quarta-feira (15/07), na prefeitura, para detalhar o esquema de segurança e também alertar que a queima de fogos de artifício.
São BernardoEsporte

Em São Bernardo, Blumenau e Estrela D. decidem título do futebol amador com premiação de R$ 100 mil

16/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?